Sense8, uma das séries canceladas
Crédito: Murray Close

Cinco séries canceladas sem encerramento, assim como Sense8

Publicado em Lista, Séries

O cancelamento de Sense8 sem um fim deixou muita gente chocada. Mas, no mundo das séries, essa medida é comum. O Próximo Capítulo lembra produções que ficaram sem encerramento após não serem renovadas por suas emissoras

A Netflix surpreendeu ao anunciar o cancelamento da série Sense8, um tempo após o lançamento da segunda temporada do seriado. A expectativa do público e até das pessoas envolvidas no projeto das irmãs Wachowskis era de que a história fosse encerrada em uma terceira — e, aí sim, última — temporada. Só que não foi isso que aconteceu. Sem muitas explicações, o serviço de streaming afirmou que não dará continuidade a história e levou os fãs a loucura. Tem até gente fazendo abaixo-assinado virtual pedindo o retorno da série.

No entanto, esse drama envolvendo Sense8 não é uma novidade para os fãs de seriados (e nós já falamos disso antes bem aqui). De certo modo, é comum encontrar produções que deram adeus a programação televisiva antes mesmo de encerrar suas histórias, deixando os espectadores com muitas perguntas não respondidas. Pensando nisso, o Próximo Capítulo lembra cinco séries que foram canceladas e, como Sense8, ficaram sem final.

Séries canceladas

1. Flashforward

A produção estreou em 2009 sob a expectativa de se tornar a nova opção de série para os fãs de Lost, que estavam prestes a ficar órfãos da série. A ficção científica tinha como base um romance homônimo de Robert J. Sawyer. A trama acompanhava um grupo de personagens após um acontecimento misterioso na Terra que fez com que as pessoas desmaiassem simultaneamente por 2 minutos e 17 segundos e tivessem uma visão de algo que aconteceria apenas em seis meses, os chamados flashforwards.

Porém, durou apenas uma temporada com 22 episódios e um especial. No episódio final, a série apresentou um novo apagão, que prometia uma continuidade para a sequência, que, nunca surgiu.

2. Pushing daisies

A série foi criada por Bryan Fuller (atualmente envolvido em American gods, da Amazon) em 2007 e mostrava a história de Ned, um confeiteiro com capacidade de trazer os mortos de volta à vida. Porém, a habilidade trazia diversos problemas à vida do personagem e tinha algumas consequências. No meio disso tudo, Ned reencontra o amor de infância Chuck, que foi assassinada. Ele a revive e eles começam a viver um romance, em que não poderão se tocar novamente devido às consequências das habilidades de Ned.

A produção durou duas temporadas e depois foi cancelada pela ABC por falta de audiência. Ao final, sobraram dúvidas. Os criadores até prometeram uma continuação da história em filme ou quadrinhos. Nada feito.

Pushing Daisies GIF - Find & Share on GIPHY

3. Constantine

O seriado foi lançado em 2014 e foi inspirado na série de quadrinhos Hellblazer, que também ganhou uma adaptação cinematográfica com Keanu Reeves em 2005. A produção acompanhava John Constantine, um exorcista que precisa defender a humanidade das forças do mal.

A série teve apenas uma temporada e foi cancelada. Existem algumas especulações sobre o encerramento do seriado. Antes mesmo do fim da primeira temporada, a produção teve uma redução de 20 para 13 episódios. Depois, surgiram boatos de problemas com o ator Matt Ryan, que vivia o protagonista.

Problemas à parte, a série não conseguiu vingar e ficou sem fim. Matt ainda reviveu o papel em participação especial em Arrow. Mas só. Como ocorreu com Sense8, os fãs do seriado até fizeram uma petição on-line.

Constantine GIF - Find & Share on GIPHY

4. Almost human

O seriado foi criado por J.J. Abrams e J.H. Wyman em 2013. A série se passava em 2048 em uma sociedade em que o avanço tecnológico causou o aumento da taxa de criminalidade. Para combater esse problema, a polícia adotou uma nova política em que cada oficial tinha um parceiro robô.

A série tinha como foco o problemático detetive John Kennex (Karl Urban), que odiava os robôs após um incidente em que perdeu a perna e um dos amigos da polícia. Mas, ao voltar ao trabalho, precisa trabalhar com um dos androides e ganha Dorian (Michael Ealy), um robô do modelo DRN que não quer ser apenas um sintético, quer estabelecer conexões reais.

Novamente, mais uma produção que não contou com boa audiência, apesar de uma razoável boa recepção da crítica. Com isso, durou apenas uma temporada com 13 episódios. A emissora estava tão “nem aí” para a série que exibiu episódios em sequências erradas e deixou um gancho para a próxima temporada, que nunca foi respondido.

Almost Human GIF - Find & Share on GIPHY

5. Forever

Lançada em 2014, Forever contava a história do médico legista Henry Morgan (Ioan Gruffudd) que estuda há anos um mistério sobre si mesmo: sua imortalidade. Para tentar descobrir mais sobre a sua condição de imortal, começa a pesquisar casos criminais, inclusive, participou da investigação do Jack Estripador em Londres. Esse conhecimento fez com que ele ajudasse em investigações policiais nos dias de hoje.

A série teve apenas uma temporada com 22 episódios até ser cancelada pela emissora, que não quis nem conversa deixando mais uma história sem fim e sem explicações.