Reprodução/Internet. Programa A rainha da cocada. Reprodução/Internet. Programa A rainha da cocada.

Cinco programas sobre doces para se deliciar com os olhos

Publicado em Programas

Na Páscoa, nada melhor do que saber um pouco mais sobre os programas mais doces da tevê!

“Jujuba, bananada, pipoca,/ Cocada, queijadinha, sorvete,/ Chiclete, sundae de chocolate”. Não só na letra da música Não é proibido, lançada por Marisa Monte, que essas guloseimas aparecem juntas. Em vários programas de televisão, sejam reality shows, sejam as tradicionais atrações em que são ensinadas receitas, os doces são a estrela.

No Que seja doce, do GNT, confeiteiros amadores e profissionais apresentam receitas próprias e são desafiados a criar novos doces para cumprir as provas. À frente da confeitaria que leva seu nome em Brasília, a chef-chocolatier Renata Diniz já participou do reality e acredita que os programas agregam, principalmente conhecimento culinário às pessoas, e por isso já merecem um voto de confiança.

“Eu sou a favor desse tipo de programa. O mais interessante é que as pessoas podem aprender muito com o que eles passam, dá para criar as próprias receitas”, defende Renata, que dedicou a vida ao direito, trabalhou na área por 10 anos, mas decidiu trocar tudo pela gastronomia. “Eu me apaixonei pela gastronomia e acabei trocando o hobby por minha profissão, e quando a gente faz o que ama sempre dá certo”, sustenta. Ela completa: “Os programas de confeitaria são mais básicos, né? Eles não se aprofundam muito e eu acho que essa é a ideia mesmo. Não tem como passar receitas muito complexas pela tevê”.

Mas por que os programas funcionam tão bem para o público? Renata tem a resposta na ponta da língua: “Eu acho que os programas funcionam porque o povo brasileiro é bem formiguinha, a gente gosta de comer um bom doce, de fazer uma sobremesa. É uma coisa cultural”.

Confira alguns programas que vão te deixar com água na boca para comer aquele doce maravilhoso (e sem peso na consciência)!

Mandou bem

Créditos: Netflix/Divulgação. Cena do programa Mandou bem.
Créditos: Netflix/Divulgação. Cena do programa Mandou bem.

Sob o comando da comediante Nicole Byer, a premissa da série é ser bem real, e acima de tudo: te fazer rir. Já teve aquela impressão de que as receitas de confeitaria da tevê são muito complexas para você? Pois é, Mandou bem parte daí para tirar uma graça sobre uma cozinha de amadores que só querem mandar muito bem e ganhar os U$ 10 mil. Ficou curioso? A produção com seis episódios está no catálogo da Netflix.

Que seja doce
Com Felipe Bronze, Lucas Corazza, Roberto Strongoli e Carole Crema, a produção se mantém no típico modelo de programa de confeiteiros que passam por desafios e são julgados pelos apresentadores e seus convidados. O diferencial é a leveza do programa que se aproxima do público passando o clássico aprendizado dos mais experientes. Você pode acompanhar o programa de segunda-feira a sexta-feira, no canal a cabo GNT, às 19h.

Cake boss
Se cozinhar sozinho já é um exercício pouco fácil, agora imagina em família? Essa a principal proposta do reality show Cake boss: mostrar o cotidiano da família Valastro sob o comando da confeitaria da família nos Estados Unidos. O patriarca da trupe, Buddy, tem o desafio de manter — por sete temporadas — a mãe, irmãs, cunhados, filhos, sobrinhos e primos muito bem organizados para que a produção seja a melhor possível. É claro que ao longo do dia, isso nem sempre ocorre. Gostou da proposta? Então é só dá uma conferida longo da programação do canal TLC, que eles reprisam todas as temporadas. Neste domingo, por exemplo, tem episódio inédito da sétima temporada, às 17h09.

Zumbo’s just desserts

Crédito: Reprodução/Internet
Crédito: Reprodução/Internet

Sobremesas são boas, mas uma competição dessas delicias são melhores ainda. É exatamente essa a proposta de Zumbo’s just desserts. O programa produzido na tevê australiana está agora na Netflix para todos que queiram mergulhar de cabeça no melhor do mundo das sobremesas, e com a personalidade única — e um pouco irritada — do grande pâtissier Adriano Zumbo. A grande diferença de Zumbo’s just desserts é a competição é mais profissional — o prêmio é de U$ 100 mil.

A rainha da cocada
O grande diferencial de A rainha da cocada é a sua atmosfera leve e descontraída. Nada de competições ou nervos à flor da pele. A proposta da chef pâtissière Raiza Costa é levar o público a um passeio por Nova York para mostrar como uma cozinha com elementos simples e facilmente encontrados no mercadinho da esquina pode fazer uma sobremesa deliciosa e saudável. Os episódios da segunda temporada da série estão disponíveis na plataforma de streaming da GNT, a GNT Play.