cena de Por amor
por amor Regina Duarte classifica a cena como uma das mais difíceis da carreira cena de Por amor

É hoje: cena da troca de bebês em Por amor vai ao ar no Viva

Publicado em Novela

Sequência de Por amor que marcou a história das novelas brasileiras será exibida no capítulo desta quinta-feira. Canal Viva promete reprise para sexta.

 

A cena em que Helena (Regina Duarte) troca de bebê com a filha, Maria Eduarda (Gabriela Duarte), na novela Por amor, entrou para o rol de clássicos da teledramaturgia brasileira. Ficou com saudades? No capítulo desta quinta-feira, às  23h30, o canal Viva vai exibir a sequência. O capítulo será reprisado sexta, às 13h30.

 

Na trama de Manoel Carlos, Helena e Maria Eduarda seguem, grávidas, para a maternidade, onde terão filhos no mesmo dia. Mas o primogênito de Maria Eduarda morre logo após o parto. Desesperada com a dor que a filha poderá sentir ao saber do falecimento, Helena convence o médico Cesar (Marcelo Serrado) a trocar os bebês. A cena foi recheada de dramaticidade, com direito a trilha sonora pungente, raios e trovoadas, e aquela cara de choro que só Regina sabe fazer.

 

 

O segredo acompanha — e atormenta a dupla — por um bom tempo da novela e é revelado a outros personagens, como Atílio (Antonio Fagundes), então marido de Helena e que pensou que havia perdido o filho. O marido de Maria Eduarda, Marcelo (Fabio Assunção), também não foi consultado.

 

A atitude de Helena explica o título de Por amor. Foi no sentimento nobre que a personagem justificou o ato. À época da novela, exibida pela primeira vez pela Globo em 1997, o ato da protagonista dividiu a opinião. Mas uma coisa era certa para o público: ao tomar uma atitude tão drástica por amor à filha, Helena havia deixado de lado o sentimento nutrido pelo marido.

 

Ao receber o troféu Mario Lago pelo conjunto da obra, em 2011, Regina Duarte classificou essa cena como uma das mais difíceis da carreira dela. Na mesma ocasião, Marcelo Serrado se lembrou de como foi complicado manter a concentração durante a gravação. De quebra, Serrado chorou e agradeceu a Regina pela parceria em Por amor.