O SBT Folia terá a presença de Tiago Bernabé, Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio no comando
carnaval_SBT Crédito: SBT/Divulgação. O SBT Folia terá a presença de Tiago Bernabé, Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio no comando O SBT Folia terá a presença de Tiago Bernabé, Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio no comando

TV tem opções para quem gosta e para não gosta de carnaval. Confira!

Publicado em Programas

É tempo de folia! Carnaval invade a televisão com programação especial dedicada a farra do Momo. Mas também há opções para que não curte a festa e quer de reality shows a programas sobre arte.

Por Adriana Izel e Vinicius Nader

O carnaval vai muito além das ruas. As saídas dos blocos, os desfiles das escolas de samba, as melhores fantasias e tudo em torno da folia momesca também acaba invadindo outros lugares. A televisão é um desses locais. Se não deu para viajar ou até bateu o cansaço, mas você não quer perder a folia, a tevê pode ser uma forma de celebrar o feriado e entrar no clima. Confira algumas programações das tevês fechada e aberta dedicadas ao carnaval!

Pelo oitavo ano seguido, o canal SBT comprou os direitos para ser a emissora oficial do carnaval de Salvador, um dos mais tradicionais do Brasil, ao lado do Rio de Janeiro. A programação tem início em 9 de fevereiro, à 0h30, e segue até o dia 13, mostrando toda a folia baiana no circuito Barra/Ondina.
Intitulado de SBT Folia 2018, a programação será comandada por três apresentadores: Helen Ganzarolli, Nadja Haddad e Léo Sampaio. A atração também terá participação especial do comediante Tiago Barnabé levando personagens para as ruas de Salvador, como imitações de Ivete Sangalo e Narcisa. Na internet, estarão os bastidores da transmissão no site http://www.sbt.com.br/sbtfolia.

Momento das escolas

Os desfiles das escolas de samba de São Paulo e do Rio de Janeiro continuam sendo um privilégio da Rede Globo. No chamado Carnaval Globeleza, em menção à tradicional vinheta do canal, a emissora transmite ao vivo a passagem das agremiações nas passarelas.

No entanto, como tem acontecido há alguns anos, o canal deve começar a exibição ao vivo apenas após a passagem da primeira escola de samba e no meio do desfile da segunda agremiação. O motivo é que a Globo tem evitado diminuir o tempo de seus programas, já que os desfiles começam às 21h, quando o canal exibe atrações como O outro lado do paraíso e até a 18ª edição do Big brother Brasil.

A programação dos desfiles começa com as agremiações de São Paulo, que em 9 e 10 de fevereiro colocam o grupo especial na avenida. Já nos dias 11 e 12 de fevereiro é a vez de as escolas do Rio de Janeiro passarem pela passarela e pela tevê. As apurações das notas são exibidas na Globo nos dias 13 e 14, respectivamente.

Celebração à música baiana

2017. Crédito: Rodrigo Maia/Divulgação. Daniela Mercury durante o documentário Axé: Canto do povo de um lugar, de Chico Kertész.
2017. Crédito: Rodrigo Maia/Divulgação. Daniela Mercury durante o documentário Axé: Canto do povo de um lugar, de Chico Kertész.

No ano passado, em comemoração aos 30 anos da axé music, o cinema exibiu o longa-metragem Axé: Canto do povo de um lugar. Um ano depois, o documentário, de direção de Chico Kertész, chega às telinhas.

O canal GNT comprou os direitos de exibição do filme e, desde o último dia 1º, tem o longa-metragem disponível no serviço on-demand GNT Play. Na televisão, o documentário será exibido em 11 de fevereiro, na madrugada de sábado para domingo, à 0h30.

Axé: Canto do povo de um lugar reúne depoimentos de artistas da axé music, músicos de outros estilos musicais, especialistas e críticos musicais para montar o panorama do ritmo baiano. O filme mostra desde o momento de ascensão nos anos 1990 até a decadência nos anos 2000, causado pela fortificação de outros estilos.

Bastidores da folia

Na RedeTV!, a programação terá como foco os bastidores do carnaval das escolas de samba do Rio de Janeiro e de São Paulo. Ao longo dos quatro dias de folia, Nelson Rubens e Flávia Noronha comandam a transmissão ao vivo mostrando os momentos por trás das câmeras da passagem das agremiações no sambódromo, como a presença das celebridades.
O programa intitulado Bastidores do carnaval será exibido de sexta a segunda-feira, das 23h às 3h, quando o canal volta para a programação normal. Esse é o 17º ano consecutivo que a emissora aposta nesse tipo de cobertura. Já na terça-feira, a partir das 22h45, o canal mostra os melhores momentos

Cobertura comemorativa

Neste ano, a programação da Band Folia dedicada ao carnaval completa 25 anos. Para comemorar a data, o canal fará uma ampliação da cobertura nacional com transmissão a partir de sexta-feira e seguindo até a madrugada da quarta-feira de cinzas acompanhando as folias de Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.
A noite de abertura é com a cantora Daniela Mercury, em Salvador. Na capital baiana, o canal mostra ainda os shows de Léo Santana (quinta), Psirico (sexta), Carlinhos Brown (sábado e segunda), Timbalada (domingo) e Harmonia do Samba (terça), além de acompanhar os circuitos Barra/Ondina (com apresentação de Betinho e Ligia Mendes e reportagens de China e Erico Aires) e Campo Grande, com Juliana Guimarães.

Em São Paulo, com o Sampa Folia, a apresentação ficar por conta de André Vasco conferindo os blocos de rua e os agitos dos camarotes no Sambódromo com apoio dos repórteres Aline Mineiro, Amanda Ramalho, Fernanda Lacerda, Lucas Maciel, Márcio Gontijo e Victor Sarro. Na cidade maravilhosa, o comando ficará a cargo de Amaury Jr., que estará sábado no tradicional baile do hotel Copacabana Palace.

Opções longe do confete e da serpentina

Se a ideia do seu carnaval é passar longe do agito, não se preocupe. Tem programa para você na televisão também. O Arte 1 é um dos canais que podem ser a sua parada obrigatória. Todo domingo, às 20h30, a emissora exibe o Comtexto. Na segunda temporada, o jornalista e crítico literário Manuel da Costa Pinto comanda entrevistas direto da biblioteca Parque Villa-Lobos, em São Paulo, um cenário que, por si só, já vale a audiência. Num clima de conversa, ele recebe autores, editores e ilustradores. A temporada já contou com a presença de nomes como Ana Miranda, Juca Kfouri e Milton Hatoum.

 Em Menos é demais, as apresentadoras tentam dar um freio no consumo excessivo de famílias brasileiras
Em Menos é demais, as apresentadoras tentam dar um freio no consumo excessivo de famílias brasileiras

A literatura também é assunto da primeira temporada de Eu te dedico, série documental de seis episódios co-produzida pelo Arte 1 e pela Academia de filmes sobre as histórias por trás de dedicatórias de livros. No sábado de carnaval, às 11h, o episódio previsto é o que se debruça sobre a graphic novel Maus, do sueco Art Spiegelman.

É fã de reality show? O Discovery faz uma maratona de Largados e pelados — A tribo, no sábado de carnaval, a partir das 18h. No primeiro episódio da produção, doze pessoas — seis homens e seis mulheres — são soltas numa selva na Colômbia. Durante 40 dias e 40 noites, eles terão que lutar pela sobrevivência, buscando comida e abrigo. O detalhe: é sem roupas. Os oito episódios serão exibidos em sequência.

Já no Home&Health, a pedida é aproveitar o carnaval para refletir um pouco sobre nossos hábitos de consumo. No próximo domingo, o canal exibe dois episódios seguidos de Menos é demais, a partir das 18h. A atração comandada por Chiara Gadaleta e Fê Cortez mostra famílias brasileiras acostumadas à extravagância desafiadas a viver gastando e consumindo bem menos.