Jurados do MasterChef Brasil
Jurados do MasterChef Brasil

MasterChef: Caos e inimizade chegam à cozinha

Publicado em Reality show

Essa temporada do MasterChef está super precoce. Mal começou e já temos os favoritos a ganhar a competição, já vimos reviravoltas, e agora chegou o último ingrediente para apimentar de vez o jogo: as inimizades.

Desde a primeira prova em grupo, na vinícola do Rio Grande do Sul, já deu para notar alguns desentendimentos entre Mirian e o restante dos participantes. A cozinheira parece não conseguir trabalhar bem quando tem que dividir espaço no fogão com outras pessoas. Nesta terça-feira (18/4), a temperatura voltou a esquentar.

Prova em grupo

Os competidores tiveram que se dividir em dois grupos, comandados por Abel e Deborah (vencedores das provas da semana passada). Eles cozinharam lasanhas e sobremesas para 200 pessoas (!!!) no Ginásio do Ibirapuera. Os líderes montaram os dois times de forma a repetirem os grupos da última competição externa. Abel, com o avental vermelho, escolheu a equipe que levou a melhor na prova do vinho, e Deborah foi atrás da revanche com o avental azul.

Mirian começou a se desentender com o time desde o início. Apesar de Deborah tentar acalmar os ânimos e evitar as brigas, ela discutiu com Taise enquanto as duas preparavam as massas do prato. No final do programa, Natalia também desabafou dizendo que Mirian não merece ganhar a competição: “Ela é uma cozinheira ótima, mas tem muita arrogância, prepotência.”

Mesmo com toda a tensão interna, a equipe azul estava muito mais organizada durante toda a prova, enquanto o outro time teve tantos problemas que sequer conseguiu servir todos os convidados. Foi um caos total. Faltaram 15 pedaços de lasanha, por culpa de Abel, que fez as contas erradas. Fabrizio, o líder da prova passada, estava visivelmente irritado com as pisadas de bola do chinês-paraguaio, mas em um espírito coletivo de: não-tem-mais-nada-que-a-gente-pode-fazer,-bola-pra-frente, eles entregaram as sobremesas (verrine de frutas caramelizadas e iogurte) e, em uma decisão surpreendente, ganharam a prova com 118 votos. A maior parte dos convidados preferiu o menu do time vermelho, que escolheu fazer uma lasanha de carne com cogumelos e molho de tomate.

Prova de eliminação

Já na cozinha do MasterChef, a equipe azul teve que enfrentar a prova de eliminação. Deborah teve a possibilidade de se salvar ou salvar algum dos colegas, mas escolheu se poupar e subiu para o mezanino junto com a turma do Abel. A decisão foi criticada por alguns dos participantes que ficaram na eliminação e tiveram que enfrentar um prato simples, mas delicioso: Filet mignon com molho de mostarda. E o ponto… sim… ele tinha que ser perfeito. (Eu já escrevi sobre a agonia que todos sentimos na avaliação dessas provas de carne. Para não repetir tudo aqui, quem quiser pode conferir nesse link).

O começo foi lindo, não é mesmo? Todo mundo falando: ah, eu faço mignon direto lá em casa, o pessoal adora. Um monte de gente confiante que no início da madrugada já estava tremendo na frente dos jurados. Foi um festival de carne fora do ponto, molho que não era molho, acompanhamentos sem graça… Nessa brincadeira, quem levou a melhor foi Valter, que serviu o filet junto com batatas rústicas e aspargo grelhado. Mirian e Leonardo também se destacaram. Ele arrancou até um elogio da Paola: “Você parece o filho que faz tudo direito, que a mãe adora”.

Mas a jurada também foi cruel com outros participantes. Até a Yuko, que normalmente só arranca sorrisos de todos, teve que ouvir que é muito fofa e simpática, mas… “Sabe quanto isso importa para a gente na hora da avaliação? Zero”. E isso seguido de um olhar mortal, como só Paola sabe dar:

paola masterchef

A Natália foi pior do que a tailandesa e deixou o programa após errar o ponto da carne e apresentar um molho que não agradou ninguém.

Na semana que vem…

A primeira prova vai ser desafiadora: criar um menu para a classe business de uma companhia aérea. Quem não conseguir agradar os jurados vai ter que preparar um autêntico lámen (e parece que tem aulinha, hein? Todo mundo pronto para aprender a cozinhar essa delícia da cozinha japonesa?)

Pensamentos aleatórios dessa semana:

Quem aí ficou com dó do Leonardo sem medalhas? o/

Yuko não é só fofa, ela também sabe das coisas. Viram quando ela disse que “Bacon vem do céu”?

Da próxima vez que tiver uma prova de carne, podem me chamar para ser jurada!

O programa não é o mesmo quando Douglas e Fernando ficam fora da cozinha, não é?

E a pergunta que não quer se calar: o que é isso?

victor b masterchef