capa

Camila Pitanga faz 40 anos hoje. Conheça 40 faces da atriz!

Publicado em Lista

Camila Pitanga é uma das atrizes mais disputadas da geração, no teatro, no cinema e na tevê. Além disso, é engajada, linda e canta bem. Pra quê mais? O Próximo Capítulo faz uma homenagem a ela!

A atriz Camila Pitanga comemora, nesta quarta-feira (14/6), 40 anos de vida. Espécie de midas da geração dela, Camila brilha em dramas, comédias e também fora dos palcos e das telas. Ela comanda um dos twitters mais espirituosos e bem humorados das atrizes brasileiras.

E tudo isso sem perder a mão na política: engajada quando o momento exige, Camila se posiciona sobre assuntos como preservação ambiental e combate ao preconceito. O Próximo Capítulo faz uma homenagem à atriz e lista 40 personalidades que ela assume ou assumiu nesse tempo. Confira!

 

  1. As frô do twitter – À frente do perfil Pitangão, Camila causa nas redes sociais. Chamando os seguidores de “frôs”, ela fala sobre televisão, política e coisas da vida privada. A marca registrada é o bom humor.
  2. A Bebel de Paraíso tropical – A carreira de Camila Pitanga pode ser dividida entre antes e depois de Bebel. A prostituta da trama de Gilberto Braga divertia e emocionava. Além disso, a dobradinha com Wagner Moura, no papel de Olavo, era perfeita.
  3. A Maria Teresa de Velho Chico – Infelizmente a participação de Camila na bela novela de Benedito Ruy Barbosa ficará mais marcada pela tragédia na vida real da morte de Domingos Montagner. Na ficção, a personagem começou devagar, mas se mostrou uma combativa mulher por causas que mesclam economia e ecologia.

    Crédito: Caiuá Franco/TV Globo.
    Crédito: Caiuá Franco/TV Globo.
  4. A documentarista – Pitanga é o nome do documentário que Camila assina. Na tela, ela conta a história do pai dela, o ator Antonio Pitanga. Camila se mostra uma diretora sensível à emoção e à história.

    Crédito: Matheus Brant/Divulgação.
    Crédito: Matheus Brant/Divulgação.
  5. A parceira de Deborah Secco em Caramuru: A invenção do Brasil – Deus quis e Camila foi índia, viveu pelada, pintada de verde, num eterno domingo. E ao lado de Deborah Secco. Em Caramuru: A invenção do Brasil, as duas disputavam o amor de Selton Mello e divertiam o público.
  6. A engajada em campanhas contra o machismo – Feminista de primeira linha. Ou melhor, inimiga do machismo de primeira linha. Quem acompanha Camila nas redes sociais sabe que ela não se furta a levantar a bandeira pelos direitos das mulheres. Está certa ela!
  7. A despudorada no filme Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios – O filme lançado por Beto Brant e Renato Ciasca em 2011 é baseado no livro homônimo de Marçal Aquino. Camila vive, com vigor, a principal personagem feminina da trama, Lavínia. Além do lado dramático, chamaram a atenção à época da estreia as cenas de nudez da atriz.

    Crédito: Priscila Prade/Divulgação.
    Crédito: Priscila Prade/Divulgação.
  8. A cantora ao lado de Roberto Carlos, Paulinho da Viola e Maria Bethânia – Camila tem a voz linda, suave e é bem afinada. E a diva não se faz de rogada: cantou Bebadosamba com Paulinho da Viola no Som Brasil; soltou a voz em Olha, ao lado de Roberto Carlos; e rodou o país com show em homenagem a Maria Bethânia, tendo passado, inclusive, por Brasília.

    Crédito: Edy Fernandes/Divulgação
    Crédito: Edy Fernandes/Divulgação
  9. A estreante em Sex appeal – Como a modelo Vilma, Camila estreou na minissérie Sex appeal (1993), de Antônio Calmon. Mesmo com papel não muito grande, Camila se destacou ao lado de outros nomes em início de carreira, como Luana Piovani e Nico Puig.
  10. A comediante em  Garotas do programa – Garotas do programa era um humorístico da Globo que não sabemos o motivo de não ter emplacado. A atração era protagonizada apenas por mulheres (além de Camila estavam no elenco Marília Pera, Zezé Polessa, Drica Moraes, Betty Goffman e Mariana Hein) e formada por esquetes maravilhosas e já engajadas. Se fosse hoje, decolava!
  11. A estrela da vencedora do Emmy Lado a lado – Lado a lado (2012) foi uma novela das mais lindas dos últimos anos na faixa das 18h. Tanto que, no ano seguinte, foi premiada com o Emmy de melhor novela. Camila era Isabel, mulher que, ao lado de Laura (Marjorie Estiano) lutava por ideais humanitários no início do século 20.
  12. A Embaixadora Nacional da ONU Mulheres – Em dezembro de 2015, Camila se tornou a primeira americana a receber o título. Orgulho nacional define! A lista de mulheres que lutam para que serem respeitadas mundo a fora inclui a australiana Nicole Kidman e a chinesa Hai Qing.
  13. A Embaixadora da Boa Vontade da ONU – No mesmo dia, a atriz também se tornou Embaixadora da Boa Vontade da ONU. Isso só mostra que a brasileira é referência internacional e tem uma imagem muito importante a zelar.
  14. A médica de Sessão de terapia (GNT) – Com óculos enormes e figurino sóbrio, Camila deu vida à terceira e última temporada do ótimo seriado Sessão de terapia, do GNT. No papel de Rita, ela bagunçou o coreto nos episódios referentes à terapia em grupo da qual participava o protagonista Theo (Zé Carlos Machado).
  15. A musa inspiradora em Noel — poeta da Vila – Dirigido por Ricardo van Steen, o filme de 2006 conta a história de um dos maiores nomes do samba brasileiro. Noel Rosa era vivido por Rafael Raposo e a Camila coube o papel de Ceci, uma das musas do mestre.
  16. A assistente de palco, como Angelicat – É isso mesmo! Camila foi assistente de palco de Angélica no extinto Clube da criança, da TV Manchete. Foi rapidinho, pois logo depois ela foi para o elenco de Sex appeal. Giovanna Antonelli, Geovanna Tominaga e Juliana Silveira são outras atrizes que também ocuparam o posto.
  17. A mãe de Antônia – Esse é um dos papéis que Camila afirma mais gostar de “desempenhar”. A menina, fruto do casamento com o diretor de arte Claudio Amaral Peixoto, tem 9 anos e já mostrou por aí que tem muito estilo. Fofa!
  18. A amiga “irmã gêmea” de Leandra Leal e Taís Araújo – O trio chama a atenção nas redes sociais e por onde passa, claro. O apresentador Otaviano Costa já, inclusive, confundiu Camila e Taís numa matéria e depois disse que elas eram gêmeas. Camila, claro, levou tudo com muito bom humor.
  19. A primeira vilã em Porto dos milagres Toda atriz diz que sonha em viver uma grande vilã. Para Camila, a primeira vez foi em Porto dos milagres (2001), como Esmeralda. Tá certo que a menina era mais interesseira do que propriamente vilã. Mas foi bom ver Camila fazendo pequenas maldades.
  20. A apresentadora em Som Brasil – A ligação de Camila Pitanga com a música sempre foi muito forte. Por isso, não foi surpresa o anúncio do nome dela como apresentadora da temporada de 2008 do Som Brasil. Naquele ano, o programa prestou homenagem a nomes como Paulinho da Viola.

    Credito: Edy Fernandes/Divulgaçao
    Credito: Edy Fernandes/Divulgaçao
  21. A ecologista pela preservação da Amazônia – Camila é uma das personalidades que emprestam voz e imagem à ONG Conservação Internacional (CI-Brasil). Com o intuito de preservar a natureza, ela aparece no vídeo Camila Pitanga é a Amazônia. No mesmo projeto há Lenine é o céu e Maria Bethânia é a mãe-natureza, entre outros.
  22. A madrasta má em A gata borralheiraNuma montagem de A gata borralheira ela foi a madrasta má. Será que as crianças ficaram com medo dela?
  23. A modelo, no início da carreira – Antes dos palcos, Camila se aventurou nas passarelas. O interesse dela pela moda continuou e ela é presente constante em eventos de moda.
  24. A militante política – Camila nunca escondeu sua militância política e o lado ideológico mais alinhado à esquerda. Recentemente, a enteada da deputada e ex-ministra Benedita da Silva (PT-RJ) postou vídeos na internet explicando porque é contra a reforma trabalhista proposta pelo governo de Michel Temer.
  25. A produtora teatral – Produzir teatro é uma saída para que atores consigam levar em frente projetos pessoais. Foi assim que a companhia liderada por Camila produziu o clássico Arlequim, servidor de dois patrões.
  26. A aluna do Tablado – O Tablado é uma importante escola de atores do teatro carioca. Camila é uma das estrelas que passaram por lá.
  27. A dubladora – A animação brasileira Uma história de amor e fúria, de  Luiz Bolognesi, contou com a participação de Camila como a dubladora de Janaina.
  28. A esportista – Quer saber como Camila mantém a forma? Ela disse ao site Ego que é adepta de crossfit, pilates e aikido.
  29. A boa de garfo – Sempre que perguntam a Camila se ela come de tudo, a resposta é sim! Ela conta que modera em algumas delícias, como chocolate e doce, e que gosta de pratos coloridos, mas que não abre mão de nada.
  30. A que manda bem na cozinha,… – Arroz de rabada! Deu água na boca? Foi essa a receita que Camila cozinhou, ao lado da chef Kátia Barbosa, no programa Estrelas.
  31. … A que queima bolinho na cozinha e… – É… mas nem sempre dá certo. Camila tentou reproduzir a receita de  bolinhos no formato de… gatinhos! Bem, não ficou muito parecido e as redes sociais (sempre elas!) não perdoaram.
  32. … A que foi parar na cozinha de Bela Gil – E não é que Camila resolveu substituir um fracasso na cozinha por uma aula com Bela Gil? Ela foi uma das convidadas do reality da filha de Gilberto Gil no GNT e desempatou o jogo a favor dela.
  33. A que leva quentinha pro Projac – Comida saudável é aquela que a gente faz em casa, né? Camila sabe disso e não se faz de rogada: leva a marmita caseira para os estúdios da Globo quando está gravando alguma novela.
  34. A precisada de uma Santa ajuda – Camila foi a primeira convidada do programa Santa ajuda. Em recente entrevista ao Próximo Capítulo, Micaela Góes contou que veio dela a inspiração para a atração.
  35. A atriz mais buscada no Google em 2016 – Não teve para ninguém! Em 2016, Camila Pitanga foi a atriz mais procurada no Google no Brasil, deixando para trás Larissa Manoela, Monica Iozzi e a francesa Marion Cotillard.
  36. A ateia, mas espiritualizada – Camila já se declarou ateia várias vezes. E não desrespeita ninguém e nem dispensa uma ajudinha. Ela se consultou ano passado com João de Deus para buscar conforto após a morte de Domingos Montagner.
  37. A vascaína – Cruz-maltina roxa, Camila é torcedora assídua do vascão. Mas pra gente, nada de vice! Camila está em primeiro lugar.
  38. A carioca – Nascida no Rio de Janeiro, Camila tem a cara da Cidade Maravilhosa: é solar, bem-humorada e está sempre de bem com a vida.
  39. A rainha de bateria – Em 1994, Camila Pitanga foi rainha da bateria da tradicional escola de samba Estácio de Sá. Naquele ano, a agremiação cantou o enredo S.A.A.R.A. A Estácio chegou no iê iê iê de alalaô e ficou na 13ª posição.
  40. A vítima de Rachel Shehezade nas redes sociais – A posição política de Camila Pitanga nem sempre agrada. Rachel Shehezade não concorda – e nem respeita – a atriz nas redes sociais.