bandeiras-do-brasil-e-mexico-760-x-400

Brasil x México: O embate entre as atrações televisivas dos países

Publicado em Novela, Programas

Brasil e México se enfrentam na segunda-feira (2/7) pelas oitavas de final da Copa do Mundo da Rússia 2018. E, logo que o confronto ficou definido, a internet começou um embate entre os países. No entanto, não foi no gramado. Mas, sim, na televisão.

O Próximo Capítulo entrou na brincadeira e inspirado nos memes da internet promove abaixo uma disputa entre Brasil e México no quesito televisão, comparando personagens, novelas e programas das duas nações. Quem será que leva a melhor nesse confronto? Já aviso que está parecendo que vai dar empate — tomara que isso não se repita no campo, quem é que aguenta prorrogação ou pênaltis?

Nazaré Tedesco (Renata Sorrah) x Soraya Montenegro (Itatí Cantoral)

nazaré e soraya

As vilãs de Senhora do destino e Maria do Bairro, respectivamente, foram as primeiras a aparecer nos memes da internet para encabeçar a disputa. Personagens que roubaram a cena em suas tramas, elas ficaram conhecidas por atitudes sociopatas no passado que tiveram influencia nas narrativas das novelas.

Em Senhora do destino, Nazaré rouba a filha de Maria do Carmo na primeira fase da novela. Já em Maria do Bairro, Soraya começa a trama se fazendo de boazinha para agradar a tia Victória, mas logo mostra as garras quando Maria do Bairro chega à mansão dos De La Vega e percebe que pode perder Luis Fernando para a mocinha.

Além disso, as duas não tinham escrúpulos na hora de tirar um rival dos seus caminhos: Nazaré com sua escada mortal e Soraya no revólver mesmo.

Chaves x  Os Trapalhões

chaves e trapalhões

Sucesso no México nos anos 1970 e 1980, o humorístico Chaves também conquistou o Brasil com a exibição no SBT — e, agora, mais recentemente chegando à tevê fechada pelo Multishow –, graças ao carisma do protagonista vivido pelo falecido Roberto Bolaños e também por retratar a história dos personagens da Vila.

Se o México tem o humor de Chespirito em sua história, aqui no Brasil, o destaque no mesmo período era o programa de humor Os Trapalhões protagonizado pelo quarteto Didi, Dedé, Mussum e Zacarias. O humorístico figurou no topo durante anos e ganhou no ano passado uma nova versão produzida por uma parceria entre Globo e Canal Viva — sem a qualidade do original, mas a gente até perdoa pela nostalgia.

Ambos, ficaram conhecidos pelo humor ingênuo e por vários bordões. No lado de Chaves, o tradicional “isso, isso, isso”, e no lado dos Trapalhões, o linguajar terminado com “is” de Mussum, como “cacildis”.

Rebelde x Rebeldes

rbd

Essa é a disputa, que, na internet, tem pendido mais para o lado do México. Afinal de contas, foi no território mexicano que saiu o sucesso original: a telenovela Rebelde, que ficou três temporadas no ar e foi exibida pelo SBT no Brasil.

A trama acompanhava o dia a dia no semi-internado de Elite Way School com foco nos estudantes Mia Colucci (Anahí), Miguel Arango (Alfonso Herrera), Roberta Pardo (Dulce María), Diego Bustamante (Christopher Uckermann), Lupita Fernandez (Maite Perroni) e Giovanni Mendez (Christian Chávez), que descobriram uma paixão pela música.

Inspirado no sucesso, o Brasil fez a sua versão, o folhetim Rebeldes, produzido pela Record. Como a mexicana, a novelinha acompanhava seis alunos que formavam uma banda: Alice (Sophia Abrahão), Carla (Mel Fronckowiak), Diego (Arthur Aguiar), Roberta (Lua Blanco), Tomás (Chay Suede) e Pedro (Micael Borges).

As duas novelas conseguiram conquistar o público jovem, vender CDs, emplacar hits e lançar atores e cantores no cenário pop. Alfonso Herrera, por exemplo, esteve em duas grandes séries, Sense8 e O exorcista. Chay Suede se tornou num dos grandes nomes da nova geração de atores brasileiros e atualmente chama atenção em Segundo sol.

Chiquititas x Carrossel

chiquititas e carrossel

Se no embate anterior, o RDB México tem mais chance de levar a melhor, o confronto entre as novelas infantojuvenis Chiquititas e Carrossel tem uma tendência maior para o lado brasileiro.

Chiquititas foi o grande hit do país no fim dos anos 1990 mostrando a história de um grupo de órfãos que vivia no orfanato Raio de Luz. A versão original teve cinco temporadas, garantiu audiência e venda de discos para o SBT, além de ter revelado nomes na dramaturgia e ter tido uma outra versão nos últimos anos.

Produzida no fim dos anos 1980, Carrossel acompanhava uma turma de crianças na Escola Mundial e também ganhou uma versão brasileira anos depois.

As duas tramas tinham muitas coisas em comum e, principalmente, os destaques para as personagens Carolina Correia (Flávia Monteiro) e professora Helena Fernández (Gabriela Rivero), que eram figuras importantes com ares de “segunda mãe” para as crianças das narrativas.