Bird Box Crédito: Saeed Adyani/Divulgação

Bird box: As diferenças entre o filme e o livro

Publicado em Filmes

Sensação do momento, o filme da Netflix, Bird box, é inspirado na obra homônima de Josh Malerman. Confira a seguir as principais diferenças entre a adaptação e o livro original

O filme protagonizado por Sandra Bullock, Bird box, é o grande sucesso do fim de ano da Netflix. A produção foi assistida por mais de 45 milhões de assinantes na primeira semana de estreia, um feito e tanto até para produções no cinema.

O thriller, que chegou ao serviço no último dia 21, tem como inspiração o livro homônimo de Josh Marleman, de 2015. Apesar de ter a produção do autor como base, o longa-metragem é uma adaptação com mudanças. A premissa é a mesma, mas diversas situações passaram por alteração. O Próximo Capítulo decidiu, então, elencar as principais diferenças entre o livro e o filme da Netflix.

O CONTEÚDO ABAIXO CONTÉM SPOILERS — SE AINDA NÃO VIU O FILME, SAIBA MAIS SOBRE A PRODUÇÃO AQUI

Confira as principais diferenças entre o filme e o livro de Bird box

O início do “apocalipse” para Malorie

Crédito: Netflix/Divulgação

No filme, tudo acontece bem rápido. Jessica (que, no livro, é Shannon) vê os casos de suicídio na tevê, comenta com Malorie e quando as duas vão para o hospital se deparam com a infestação que começou na Rússia chegando aos Estados Unidos. Não demora para Jessica ter contato com a criatura e se matar.

No livro, é tudo mais devagar. Shannon (a Jessica do filme) e Malorie começam a ver as situações na televisão até que decidem não sair mais de casa. O governo anuncia um toque de recolher e as duas vão mantendo contato telefônico com os pais. Até que três meses depois de resistência, Shannon entra em contato com a criatura no banheiro e se mata.

É apenas depois disso que Malorie decide sair de casa e seguir para Riverbrigde, um local que havia sido anunciado nos classificados de um jornal como um refúgio para sobreviventes. Ela, então, segue sozinha para a casa, que, no filme, se torna o abrigo de Malorie quando ela está vagando pelas ruas após a morte da irmã.

A casa em si e os personagens

Diferentemente do filme em que os sobreviventes se reúnem quase que sem querer na casa, no livro, a reunião acontece graças ao anúncio. A dinâmica da casa também passou por alterações na adaptação. No livro, os personagens têm uma rotina de sempre buscar água no poço e se dão bem. Já no longa, há vários embates e a maioria dos personagens participa das buscas por mantimentos — na obra literária, essa função é sempre exercida por Tom e Jules (personagem que não existe no filme).

Falando em personagens, esse é outro aspecto de alteração. Na obra de Malerman, a casa é composta por Malorie, Tom, Cheryl, Felix, Jules, Don, Olympia e o cachorro Victor. George (o Greg do filme), o dono do local, morre antes de Malorie chegar a casa de forma bastante parecida com a do filme tentando entender se é possível não ser afetado pelas criaturas nas imagens de vídeo. No longa, a casa é ocupada por Malorie, Tom, Douglas, Cheryl, Lucy, Olympia, Charlie, Felix e Greg.

Crédito: Netflix/Divulgação. Douglas é um dos personagens que está no filme, mas não existe no livro. Ele poderia ser comparado com Don, mas mesmo assim, são personagens com muitas diferenças, já que Don fica amigo de Gary no livro

Com personagens diferentes, no filme há mais situações envolvendo os sobreviventes: Felix e Lucy fogem com um dos carros do grupo — no livro, eles não usam carros para se transportar e andam apenas na vizinha a pé — e Charlie morre no supermercado nas buscas por mantimentos.

Os pássaros e os cachorros

O sistema de alerta com pássaros é pensado por Malorie no longa-metragem. Porém, no livro, quem traz os pássaros para casa é Tom ao descobrir o “sistema de alarme” em outra casa da vizinhança. Também há outros animais no livro: os cachorros. A casa já conta com o bicho de estimação de Jules, Victor, e é a partir dele que os personagens pensam em buscar outros dois cães que possam ter função de guias para eles.

Crédito: Merrick Morton/Divulgação

Há, então, um questionamento sobre se os animais também são afetados pelas criaturas: no livro, descobre-se que sim, tanto os cachorros, quanto os pássaros, em situações diferentes, acabam sendo afetados pelas criaturas.

Toda a situação de Gary

No livro, é Gary quem faz os sobreviventes começarem a ter embates e é Malorie quem passa a desconfiar do personagem. Ao descobrir que ele tem um caderno de adoração as criaturas, ela propõe que ele seja expulso do local, o que acontece após uma votação dos integrantes da casa. Porém, Don, que se torna um grande amigo de Gary, o mantém dentro da casa e o ajuda a retirar os panos do local durante o parto duplo de Malorie e Olympia.

Crédito: Netflix/Divulgação

A relação entre Tom e Malorie

Se no filme Malorie e Tom conseguem viver alguns anos sozinhos após a situação da casa em que Gary acaba matando todo mundo, no livro, o personagem não tem tanta sorte. Ele acaba morrendo no dia do parto duplo, o que não faz com que os personagens tenham uma relação amorosa, apesar da boa relação que eles criam. Até por isso, não é a morte de Tom que leva Malorie a finalmente buscar ajuda de Rick e fazer a travessia com as crianças no rio. Ela simplesmente vai após quatro anos sozinha com as crianças.

As crianças

Crédito: Netflix/Divulgação

Se no filme Menina e Garoto são bem frágeis, no livro, eles são o grande apoio de Malorie no rio. Treinadas pela mulher durante os quatro anos, as crianças sabem exatamente o que fazer para ajudar a mãe. Também não há a situação em que Malorie avisa aos pequenos que um deles terá que abrir os olhos. No livro, ela decide que ela mesma o fará quando for necessário durante a travessia no rio. E o faz.

O final

Apesar de ser bem parecido, o encerramento da história no livro tem um aspecto mais pesado, que foi omitido do filme. Quando Malorie chega na escola para cegos, ela descobre que parte dos sobreviventes tirou a própria visão e, inicialmente, ela tem medo que o mesmo aconteça com ela. Porém, Rick explica que essa foi a medida drástica tomada logo no início da infestação. A própria protagonista chegou a pensar em fazer isso com as crianças após ser aconselhada por Don, mas desiste da ideia.