CBNFOT140120200578 Crédito: Victor Pollak/Divulgação

Big brother Brasil chega à edição 20 a partir de terça-feira

Publicado em Reality show

Nova temporada do Big brother Brasil terá novidades, ao mesmo tempo que celebrará história do programa

Janeiro é tradicionalmente o mês de “dar uma espiadinha”. Isso porque desde 2002, a Globo reserva o período para a estreia do reality show Big brother Brasil, que reúne participantes em uma casa em busca de um prêmio em dinheiro. Neste ano, a atração chega à 20ª edição, com lançamento a partir de terça-feira (21/1) após a novela Amor de mãe.

A apresentação continua por conta de Tiago Leifert, que está no cargo desde a 17ª edição, quando Pedro Bial deixou o comando da atração. A direção-geral é de Rodrigo Dourado. Até agora, a Globo tem feito mistério sobre a temporada e revelado, aos poucos, algumas informações. Como ocorre há alguns anos, o prêmio permanece no valor de R$ 1,5 milhão.

A grande novidade da temporada fica por conta do elenco, que, como já havia sido levantado pelos veículos de comunicação, marcará a união de participantes anônimos e “conhecidos”. Mesmo sem confirmar oficialmente a informação, a emissora anunciou que o BBB20 será composto por 50% de participantes inscritos e 50% de convidados — daí a especulação em torno de subcelebridades e até do retorno de antigos nomes do elenco. Confira aqui o time que compõem a temporada 20.

Mudanças na dinâmica

Crédito: TV Globo/Divulgação

As regras do jogo também passarão por mudanças. A começar pelas funções do líder, que terá mais poderes na 20ª edição. Na nova temporada, ele definirá quais brothers ficarão na xepa e quais serão do grupo VIP na hora da alimentação, podendo ter acesso a maior ou menor variedade de alimentos ao longo da semana e, além disso, apenas quem for do time VIP terá acesso ao quarto do líder. Continua sendo função do líder, decidir irá para o paredão da semana, escolher quem frequenta o cinema e quarto e, quando o jogo solicita, usa o “poder do não” para vetar confinados de participarem de provas.

Novas formas de fugir do paredão farão parte do BBB20, assim como uma nova dinâmica das festas semanais, que ocorrerão duas vezes: a já tradicional festa semanal e a nova Festa do Líder. Os temas também estão pré-definidos: na Festa do Líder, inspirada em algum momento ou comemoração que marcou a vida do brother, ou até mesmo algo que ele não viveu, mas adoraria ter vivido; já a festa semanal terá como tema “Os opostos se atraem”, trazendo assuntos e elementos antagônicos entre si.

Em relação às provas, estão confirmadas releituras de disputas de edições passadas que fizeram história no programa. A presença de convidados especiais é outro anúncio da temporada. Vale lembrar que nomes como Tatá Werneck e Deborah Secco participaram de edições anteriores na função de convidadas especiais.

Pela primeira vez, os participantes do BBB terão acesso a um celular durante o confinamento. No entanto, as informações serão restritas à realidade da casa mais vigiada do Brasil, e não ao mundo externo. O aparelho servirá para que o elenco produza vídeos e fotografias sobre o dia a dia na casa. O conteúdo criado será publicado no #FeedBBB, que ficará disponível nas redes oficiais do reality show e também numa tela localizada na sala de estar da casa.

O Queridômetro, avaliação por meio de corações dados pelos participantes, está de volta. No entanto, com mudanças. Tanto o público quanto os participantes da casa terão acesso à informação. Além dos corações, o medidor contará ainda com novos emojis: uma bomba, uma cobra e uma carinha irritada, o que deve causar atritos entre o elenco da casa.

Atração multitela

As ex-BBBs Fernanda Keulla e Ana Clara, ao lado da apresentadora Nyvi Estephan, ficarão responsáveis por acompanhar a opinião do público nas ruas do Rio de Janeiro e ainda comandar o universo digital do programa na #RedeBBB. “É muito legal escutar das pessoas o que elas estão achando do programa e dos participantes. É sempre muito divertido ir para a rua sentir a resposta do público com relação às coisas que a gente pergunta. É o público que faz o programa, então, para mim, os flashes são a melhor coisa que a gente faz”, comenta Ana Clara, em material de divulgação.

Para quem quiser se aquecer para a estreia, o Globoplay disponibilizou a série documental, que tem também Ana Clara no comando, intitulada Big data – Retrospectiva BBB, que, em 10 episódios, relembra as 19 edições exibidas do programa, com destaque para provas de resistência, brigas e romances.

No Multishow, a atmosfera do BBB continua com a nova temporada de BBB — A eliminação, agora sob o comando de Titi Müller acompanhada de Bruno de Luca e Vivian Amorim. A atração estreia em 22 de janeiro, com exibição sempre às quartas-feiras. O programa mostra os caminhos até a eliminação e, ainda, um bate-papo ao vivo com o participante que deixa a casa.