momentos marcantes do bbb TV Globo/Divulgação

BBB: 20 momentos marcantes da história do reality show

Publicado em Lista, Reality show

Mais um BBB está entre nós! Como a nova edição é comemorativa, o Próximo Capítulo preparou uma lista com os momentos mais relevantes desses 20 anos

A primeira edição do Big brother Brasil estreou em janeiro de 2002, sob o comando de Pedro Bial e Marisa Orth. Na época, os 12 participantes confinados disputavam o prêmio no valor de R$ 500 mil. A dinâmica era bem mais simples, sem anjo, sem Big fone, sem poder do não, sem casa dividida entre xepa e tá com nada e sem os brothers terem estratégias pré-estabelecidas.

Nesses 18 anos e 19 edições, muita coisa mudou. Regras, número de participantes, valor do prêmio — agora em R$ 1,5 milhão — e até os apresentadores. E também muita coisa aconteceu. Como BBB maníaco, o Próximo Capítulo resolveu fazer um resgate e selecionou os 20 momentos mais marcantes da história do reality. Entre no clima de nostalgia que também vai invadir a casa do BBB20. A produção já avisou que vai rememorar provas clássicas, além de ter se inspirado na decoração de edições anteriores para montar os temas da mansão deste ano.

20 momentos mais marcantes do BBB

1. Bambam e Maria Eugênia

Crédito: TV Globo/Reprodução. Bambam e Maria Eugênia

O primeiro grande momento da história do BBB vem exatamente da primeira edição e do primeiro vitorioso Kleber Bambam. Carente, o participante criou um boneca durante o confinamento com utensílios da casa. Ele dialogava com ela e tudo mais. Mas Maria Eugênia só passou a ser notada mesmo quando a produção a retirou da casa, o que deixou o brother arrasado. Em pratos, ele foi pedir o retorno da boneca no confessionário. Reveja aqui.

2. Tina, panelas e tretas

A segunda edição do BBB teve uma barraqueira no elenco para ninguém mais esquecer: a futebolista Vanessa Cristina, mais conhecida como Tina. Mesmo tendo sido a segunda eliminada do Big brother Brasil, a participante deixou sua marca ao bater panela de madrugada para incomodar a casa e no barraco clássico em que jogou todas as roupas dos colegas no chão por não ter encontrado os próprios óculos. Tina deixou todo mundo irritado, a ponto de alguns participantes jogarem as malas e as roupas dela na piscina.

3. Primeira desistência

Crédito: TV Globo/Reprodução. Dilson do BBB3

A terceira edição do BBB teve a primeira desistência do Big brother Brasil. Até então, os participantes só haviam deixado a casa após perderem batalhas no paredão. Ou seja, durante a eliminação. No entanto, no BBB3, Dilson pediu para deixar a atração na terceira semana. O motivo? Ele teve um affair com a miss Joseane, que acabou se arrependendo. Se sentindo muito mal, o participante pediu para sair. Há alguns anos, Dilsinho Mad Max, como era conhecido, falou sobre o fato no Encontro com Fátima Bernardes.

4. Solange e o hit Iarnuou

Temporada que sagrou Cida vitoriosa, a quarta edição do BBB ficou marcada por um hit Iarnuou, versão da frentista Solange Cristina para o clássico We are the world, gravado por diversos artistas internacionais. A participante decidiu cantar a música durante uma prova de resistência e acabou virando “meme”, antes mesmo desse termo existir. A canção de Sol fez tanto sucesso que ela cantou a versão no palco do Domingão do Faustão.

5. O maior índice de rejeição da história

Em uma casa extremamente dividida, a quinta temporada do Big brother Brasil continua, até hoje, sendo a detentora do maior índice de rejeição da história do reality show. O oitavo paredão do BBB5 foi disputado entre Grazi e Aline. A estudante carioca deixou o programa com 95% dos votos. A votação já mostrava o carisma de Grazi, hoje uma das queridinhas do país e mais bem-sucedidas da vida pós-reality.

6. Dilúvio na casa

O BBB 6 protagonizou um dilúvio durante uma prova de dança realizada em dupla pelos participantes. A disputa ocorria entre Rafael e Lea e Inês e Iran, quando começou a chover muito. O local da prova contava com uma estrutura que começou a acumular água. Em um certo momento, o toldo não resistiu, estourou e a água se espalhou pelo confinamento, chegando até a sala e aos quartos.

7. “Sunga branca”

O bordão falado por Airton marcou a sétima edição do BBB. Ele foi dito durante um barraco do designer com Diego Alemão. Tudo começou porque os participantes foram brincar com Alemão que estava deitado no quarto. A brincadeira passou dos limites, o que irritou o loiro. Durante uma discussão na área externa, Airton se revoltou com o então futuro vencedor dando a entender que ele estava exagerando e mandou o argumento que virou bordão: “pula de sunga branca na piscina!”

8. Prova da gaiola

Mostrando que o BBB7 fez história mesmo, a edição teve outro momento marcante. Foi a prova da gaiola, disputada entre Alemão e Alberto Cowboy, inimigos mortais na edição. Os brothers ficaram 21 horas e 30 minutos, enfrentando fome, sol e sono. A vitória ficou com Alberto após Diego passar mal.

9. Quarto branco

Crédito: TV Globo/Reprodução. Quarto branco

A nona edição do BBB foi a primeira com uma divisão na casa. Os participantes eram separados por um muro, com lado A e lado B. Mas essa não foi a única novidade. Na terceira semana do jogo, o Big fone anunciou o Quarto branco, um espaço fora da casa claustrofóbico, em que três participantes (Newton, Leonardo e Ralf) deveriam ficar confinados. Só haviam dois jeitos de sair: pedindo para sair e sendo automaticamente eliminado do jogo, ou com a saída da pessoa que eles indicassem ao paredão. Leonardo não aguentou e desistiu no segundo dia.

10. Barraco entre Eliéser e Elenita

Barraco é uma palavra que pode definir muito bem a edição 10 do Big brother Brasil. A briga que mais marcou foi uma que envolveu Eliéser e Elenita. A treta teve início por causa dos bolinhos de soja sugeridos por Anamara, que não foram acatados por alguns participantes. Elenita saiu em defesa de Anamara, mas acabou sobrando para ela, que teve que ouvir de Eliéser o clássico: “você é feia dos dois lados”.

11. Prova da esponja

Crédito: TV Globo/Reprodução

A 10ª temporada do BBB também teve provas marcantes. Uma delas foi a que os brothers tiveram que se fantasiar de esponjas e lavar pratos gigantes sempre que uma música tocava. A prova durou 19 horas e garantiu a vitória a Eliéser.

12. Daniel e o coqueiro

Crédito: TV Globo/Divulgação. Daniel e o coqueiro

No BBB11, Daniel Rolim roubava a cena nas festas. Sempre que ficava bêbado, o participante interagia dançando com um coqueiro da casa, o que virou motivo de piada dentro e fora da casa. Terceiro colocado da temporada, ele é sempre lembrado como o Daniel do coqueiro.

13. Primeira eliminação falsa

Crédito: TV Globo/Divulgação. Paredão falso de Anamara

Remanescente de outra edição, Anamara voltou para a 13ª, que também teve outros ex-BBBs no elenco. O retorno agradou ao público, que deu a baiana um agrado. Ela foi a primeira a participar de uma eliminação falsa. Em vez de sair da casa, ela foi levada para um quarto, onde pôde acompanhar os brothers no confinamento.

14. Reação de Fernanda Keulla após vencer o BBB

Crédito: TV Globo/Divulgação. Final entre Fernanda e Nasser

Vencedora da 13ª edição, a advogada Fernanda Keulla teve uma reação tão genuína de espanto que marcou história. Após ser anunciada por Pedro Bial como a grande vitoriosa do BBB, a participante não acreditou e teve que ouvir de novo de Nasser, seu concorrente. Relembre a cena aqui.

15. Valdirene no BBB

Personagem da novela Amor à vida, Valdirene, vivida pela atriz Tatá Werneck, entrou na casa do BBB14. A “piriguete” como era conhecida animou a casa e misturou realidade e ficção.

16. “Olha elaaa”

Crédito: TV Globo/Divulgação. Paredão falso de Ana Paula

Ana Paula Renault é um caso a parte do BBB. Integrante do elenco da 16ª temporada, ela protagonizou alguns momentos marcantes. Assim como Anamara, participou de um paredão falso, viu os colegas falarem mal dela e voltou com o clássico bordão “olha elaaa” perturbando os brothers. Além disso, a participante ficou marcada por ter sido eliminada sob acusação de agressão a Renan.

17. A saga do sétimo voto

Crédito: Twitter/Reprodução. Mayara e Leifert

O segundo paredão do BBB17 ficou guardado na memória. Sete votos colocaram Mayara na berlinda. Seis deles, ela descobriu logo de cara. No entanto, o sétimo foi um mistério para a participante. Ela começou uma saga para descobrir. Mayara desconfiava de Elis, que negou. O que ela não sabia é que a amiga Roberta, que disse não ter votado nela, foi o sétimo voto. A participante só descobriu quando saiu do BBB, graças ao público.

18. Mahmoud se coloca no paredão

Crédito: TV Globo/Divulgação

No Big brother todo participante foge do paredão, como o diabo foge da cruz. Quer dizer, nem todo mundo. Mahmoud acabou se colocando na berlinda, por pura desatenção. Durante uma votação aberta, ele perdeu a oportunidade de se tirar do paredão, que o acabou eliminando. “Foi mais ingenuidade do que erro de matemática”, admitiu à apresentadora Ana Maria Braga após a eliminação. Relembre aqui.

19. A volta de Gleici

Vencedora da 18ª edição, a estudante Gleici também foi outra participante que participou um paredão falso. Como Anamara e Ana Paula, ela foi levada para outro cômodo da casa e acompanhou os brothers. Quando voltou para a casa, Gleici não quis passar despercebida e usou o bordão da novela O outro lado do paraíso e tirou sarro dos “inimigos” ao dizer: “vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”.

20. Maior prova da resistência do BBB

Crédito: TV Globo/Divulgação. Kaysar e Ana Clara

Também foi no BBB18 outro momento marcante do reality show. Ana Clara e Kaysar são os responsáveis pelo recorde de uma prova de resistência. A dupla ficou 42 horas e 58 minutos na disputa por um carro e pela imunidade. A prova acabou sendo interrompida pela produção, que deu vitória aos dois.