Ieda, Vivian, Emilly e Tiago Leifert no BBB
BBB17 Crédito: Paulo Belote/Divulgação. Ieda, Vivian, Emilly e Tiago Leifert.

A volta da casa mais vigiada: BBB 18 estreia na segunda-feira

Publicado em Reality show

Big brother Brasil chega à 18ª edição com o desafio de conquistar a audiência do passado

A 18ª edição do Big brother Brasil estreia na segunda-feira (22/1) na Rede Globo após a novela O outro lado do paraíso. O programa será comandado por Tiago Leifert, que assumiu o posto de apresentador no ano passado após a saída de Pedro Bial. Apesar da promessa de muitas novidades, como ocorre todo ano, há algumas temporadas que o BBB está, de certa forma, estagnado — independentemente das tentativas de inovação.

No ano passado, o reality show amargou a pior audiência dos últimos cinco anos e perdeu alguns patrocinadores importantes. Ao mesmo tempo, foi o termo mais buscado pelos brasileiros na internet em 2017. Esse tipo de contradição faz parte do programa desde a estreia, em 2002. Há uma parcela do público que condena a atração e outra que não perde a oportunidade de “dar uma espiadinha”.

A questão é que o BBB tem sido acusado desde a primeira temporada de manipulação e futilidade. A temporada anterior se tornou em uma das mais polêmicas, com um participante sendo eliminado por acusação de agressão e uma vencedora — a gêmea Emilly — que pouco agradou ao público, o que levou a questionamentos sobre a vitória dela em cima da concorrente Vivian, que, na 18ª edição será uma das repórteres da atração, ao lado de Fernanda Keulla, que conquistou a 13ª edição do Big brother Brasil.

Dinâmica do BBB 18

Quando estreou, o BBB tinha a promessa de colocar pessoas comuns numa espécie de teste de convivência, em que o melhor no jogo e preferido do público seria o vencedor. Ao longo dos anos, o prêmio aumentou, o perfil dos participantes mudou e as estratégias tomaram conta do programa, principalmente, a de “fazer casal” para agradar ao público.

Atualmente, a própria produção do reality show admite que possui olheiros em busca de participantes, o que se manteve escondido por algumas edições. Na época que Diego Alemão e Flávia Viana, da 7ª edição, revelaram isso no ar, o programa tentou esconder. O objetivo era manter essa “normalidade” de que os participantes haviam feito as inscrições e sido selecionados. Isso ainda acontece, claro, já que é possível encontrar vídeos de inscrições de diversos participantes do BBB. Mas a busca por um perfil comercial é bastante óbvia na seleção em algumas temporadas.

Elenco do BBB 18
Crédito: Gshow/Divulgação. Elenco do BBB 18

Outro ponto acusado de manipulação, a votação, passará por mudanças na 18ª edição. Neste ano, quem votar pela internet terá que fazer um cadastro no site, com nome, e-mail, data de nascimento e uma senha. Segundo a emissora, o objetivo é conhecer os fãs do programa. No entanto, essa é uma estratégia que também evitará fraudes e o uso de robôs de votação, algo que também aconteceu ao longo dos anos do reality show.

Conheça os participantes do BBB 18

Relembre os brasilienses que participaram do BBB