Tony Ramos viveu gêmeos de temperamentos opostos em Baila Comigo.
Crédito: Arquivo/TV Globo. Ator Tony Ramos em Baila Comigo. Tony Ramos viveu gêmeos de temperamentos opostos em Baila Comigo. Tony Ramos viveu gêmeos de temperamentos opostos em Baila Comigo.

Novela Baila comigo estreia no Viva

Publicado em Novela

Baila comigo, de Manoel Carlos, será exibida no Viva a partir desta segunda-feira. Elenco tem nomes como Tony Ramos, Lilian Lemmertz e Natália do Vale

Helena é nome de várias protagonistas de Manoel Carlos. Mas nem sempre foi assim. Agora, a partir desta segunda-feira (20/8), nós, noveleiros de plantão, poderemos matar as saudades da primeira Helena criada pelo autor. Isso porque o canal Viva exibe a novela Baila comigo, na qual o principal papel ficou a cargo da saudosa Lilian Lemmertz. Os capítulos irão ao ar às 14h30, com reprise à 1h15.

Lilian Lemmertz foi a primeira Helena, em Baila comigo
Lilian Lemmertz foi a primeira Helena, em Baila comigo

Dirigida por Paulo Ubiratan e Roberto Talma, Baila comigo estreou em 1981. A história principal girava em torno dos gêmeos Quinzinho e João Victor, interpretados por Tony Ramos. Separados enquanto eram bebês, os irmãos foram criados sem se conhecer. João Victor foi criado pelo pai deles, Joaquim Gama (Raul Cortez), e Quinzinho pela mãe, Helena (Lilian Lemmertz).

Os meninos foram separados porque Joaquim e Helena eram amantes e ele não quis se separar de Martha (Tereza Rachel) quando Helena engravidou. Ela, então, se casou com Plínio Miranda (Fernando Torres), que criou Quinzinho como se fosse filho dele. Como manda o figurino folhetinesco, Quinzinho e João Victor têm temperamentos completamente diferentes. Apesar disso, sentem a presença um do outro, mesmo que um não saiba da existência do outro.

Morando há muitos anos em Portugal com a família, Joaquim tem um enfarto e resolve voltar ao Brasil. Com medo de morrer sem pedir perdão ao outro filho, Quinzinho. Com a chegada de João Victor ao Brasil, começam as confusões por causa das semelhanças entre os dois.

baila_comigo3

Conheça as tramas paralelas de Baila comigo!

Manoel Carlos gosta de levantar bandeiras sociais em suas tramas. Em Baila comigo ele abordou preconceito racial ao criar um romance entre o negro Otto (Milton Gonçalves) e a branca Letícia (Beatriz Lyra). Segundo o site Memória Globo, Beatriz chegou a ser agredida na rua após a exibição do primeiro beijo do casal.

Outra trama que chamou a atenção em Baila comigo foi a da professora de dança Joana (Betty Faria). Ela trabalhava na academia de ginástica de Caio (Carlos Zara). Exuberante, ela chama a atenção dos homens, inclusive de João Victor, que se apaixona por ela. Mas Joana é moderna demais para se prender a um relacionamento e gosta de sair com vários homens, sem compromisso.

Completam o elenco de Baila comigo Christiane Torloni como Lia, filha de Helena e Plínio; Natália do Vale como Lúcia, médica que se apaixona por Quinzinho; Fernanda Montenegro como Silvia, mãe de Lúcia que se envolve com Joaquim mais tarde; e Lauro Corona como Cauê, melhor amigo de Quinzinho.