controle Lucas Pacífico/CB/DA Press

Pandemia acaba aumentando a audiência da TV

Publicado em Novela

Audiência na TV aberta e nos canais fechados apresentou aumento durante o isolamento social. Programas de notícias e novelas são os mais beneficiados.

Fique em casa é a orientação que já estamos acostumados a ouvir (e precisamos nos acostumar mais a seguir) nos dias de hoje. Mas ela parece vir com um adendo implícito que vem se refletindo em números. Seria o fique em casa e ligue a televisão.

Isso porque a audiência de canais tanto da tevê aberta como da fechada cresceu neste período em que boa parte dos estados brasileiros cumpre medidas de isolamento social. Entre os canais abertos, as produções inéditas ー especialmente as de ficção ー foram dando lugar a reprises de novelas e programas de auditório. Isso poderia trazer queda na audiência, certo?

Não. Segundo dados do Ibope, não é isso que vem acontecendo. Novelas como Fina estampa e Malhação ー Viva a diferença vêm até superando as inéditas Amor de mãe e Malhação ー Toda forma de amor, ambas na Globo. Avenida Brasil, em cartaz até a última sexta-feira no Vale a pena ver de novo, vinha bem na audiência, mas teve um aumento nas últimas duas semanas.

Na Record, o fenômeno também pode ser observado. Segundo dados da própria emissora, as reprises de Apocalipse e Jesus bateram os próprios recordes semana passada. O pessoal do A hora do Faro, programa comandado por Rodrigo Faro, também não pode reclamar da audiência, tão boa quanto em tempos anteriores à pandemia.

Lília Cabral em Fina estampa
Fina estampa não deixou a audiência de Amor de mãe cair

Audiência das notícias

A audiência tem reagido bem também em programas de notícias. O Jornal Nacional e o Jornal da Record passaram por duas semanas muito boas em termos de audiência. E o Globo Repórter do dia 17 de abril, com a expedição pela Amazônia peruana, foi o mais visto deste ano.

Mas quando falamos de notícia, logo vêm à mente os canais especializados em jornalismo. Os dias são de audiência alta para a Globo News e para a Band News e de consolidação da CNN Brasil, que estreou perto da chegada do coronavírus ao país. Segundo o Ibope, os canais de notícia mais que dobraram de audiência no início de abril, especialmente na parte da tarde. A luta para informar bem a população e por dar a notícia em primeira mão vem sendo recompensada.

Com as crianças em casa, os canais de desenhos também foram destaque em abril, apresentando maior audiência do que o normal. Isso também aconteceu com programas mais leves, como os documentários e os canais dedicados a lifestyle.