Rafaela Ferreira 1 Crédito: @erikvesch/Divulgação

“Estamos ganhando força”, garante a atriz Rafaela Ferreira sobre a diversidade na tevê

Publicado em Entrevista, Novela

Rafaela Ferreira é uma das atrizes que luta pela pessoas acima do peso na televisão. Ela está atualmente na novela As aventuras de Poliana, do SBT

A atriz Rafaela Ferreira é uma grande ativista da quebra de padrões estéticos no cenário audiovisual. Ela discute, em seu canal Fala, Rafa, como é ser uma pessoa gorda dentro do cenário artístico e também traz esse debate por meio de seus personagens na televisão. “Estamos ganhando força, com papéis diversos na televisão. A gente ainda está desenvolvendo, vai ter a hora que vamos começar a ver protagonistas negros, gordos, toda essa diversidade”, analisa.

Em sua carreira, ela já esteve em Malhação: ID (2010) como a personagem Juju e também no folhetim Rebelde (2011), da Record, na pele de Penélope. Agora ela integra o elenco da novela infantojuvenil do SBT, As aventuras de Poliana. “Acho um prazer muito grande porque a gente acaba tendo oportunidade de lidar com uma parte lúdica, mais imaginária. Meu público é bem teen mesmo. Curto bastante trabalhar essa linguagem e em Aventuras de Poliana isso é bem mais evidente do que em Malhação e Rebelde“, conta.

Crédito: Instagram/Divulgação
Crédito: Instagram/Divulgação

E Rafaela não é uma mera coadjuvante. Na trama, ela dá vida a Nanci Delfino, a neta de Dona Branca (Lilian Blanc) e prima de Mirela (Larissa Manoela), que esconde da avó que trabalha como faxineira e cozinheira na casa de Luísa (Milena Toscano). “Tem sido muito divertido gravar com a Sophia, que faz a Poliana. É uma troca muito boa. Tem a Lilian, que acabou virando minha vó na vida real, o Jitman Vibranovski que faz o jardineiro Antônio Novaes. É uma troca absurda”, revela Rafaela.

Fala, Rafa com Rafaela Ferreira

Além da presença na novela, Rafaela Ferreira é bastante ativa na internet com um canal no YouTube. Criado em março de 2011, o Fala, Rafa tem vídeos em que a atriz comenta assuntos como aceitação pessoal, bullying e a vida de atriz. “Uma das vontades que me fizeram fazer o canal foi falar sobre esses assuntos. Todas as minhas personagens tinham esse discurso de autoaceitação e do amor próprio. Então, resolvi tocar no assunto, porque comecei a perceber que poderia ser uma referência e recebo esse retorno de que tenho conseguido ajudar”, comenta.