Gabriela Laura Cardoso comemora 90 anos em plena atividade

Atriz Laura Cardoso completa 90 anos. Lembre passagens marcantes dela!

Publicado em Lista, Novela

Uma das atrizes mais produtivas da nossa tevê, Laura Cardoso chega aos 90 anos esbanjando vitalidade e escalada para a próxima novela das 21h. Lembra personagens dela?

A quarta-feira (13/9) é de festa para uma das atrizes mais presentes da tevê brasileira. Laura Cardoso completa 90 anos de vida e 75 de uma carreira brilhante dividida entre peças de teatro, filmes e trabalhos marcantes na televisão, indo de novelas a participações especiais em humorísticos, passando por seriados e minisséries.

A televisão brasileira ainda era uma menina quando a atriz Laura Cardoso estreou no veículo, como apresentadora do programa Tribuna do coração, da Tupi. Dois anos mais tarde, viria a primeira novela, Ciúme, de Thalma de Oliveira.

De lá para cá foram muitas mocinhas e outras tantas vilãs. Laura não é das que se prendem a um determinado tipo. Pelo contrário — também passeia da leveza à densidade, da comédia ao drama. Incansável, ela está escalada para uma participação curta na próxima novela das 21h, O outro lado do paraíso, na qual viverá uma cortesã e contracenará com outros dois ícones: Fernanda Montenegro e Lima Duarte. Será imperdível!

Para comemorar os 90 anos dessa grande atriz que não tem medo de se reinventar, o Próximo Capítulo relembra cinco papéis dela. Aproveita e diz pra gente qual é o seu preferido.

Lembre cinco grandes papéis de Laura Cardoso na tevê!

Sol nascente (2016)

Laura Cardoso roubou a cena na novela Sol nascente
Crédito: Globo/Cesar Alves. Laura Cardoso roubou a cena na novela Sol nascente

A imagem de que todos os velhinhos são bonzinhos e passivos nas novelas foi jogada por água a baixo em Sol nascente, novela na qual Laura roubou a cena como uma vilã. Dona Sinhá entrou para a galeria de grandes personagens da atriz ao, escondida atrás de uma imagem de simpática vovó, tramar assassinatos e roubos. Durante a trama, Laura deu um susto nos fãs e colegas e, por conta de uma infecção urinária, ficou dois meses afastada dos estúdios.

Gabriela (2012)


O remake do sucesso da década de 1970 trazia Laura Cardoso no papel de Dodô Tanajura. A guardiã da moral e dos bons costumes da cidade dá uma de boazinha. Mas, no final, o passado dela vem à tona e o segredo de que ela era prostituta na juventude deixa todos chocados. O talento da atriz ficou mais evidente com o sucesso do bordão “Jesus, Maria, José”, que virou meme na internet, ao lado do “Hoje eu vou lhe usar!”, lançado pelo coronel Jesuíno Mendonça, papel defendido por José Wilker.

Caminho das Índias (2009)

Cena que reuniu Laura Cardoso, Lima Duarte e Tony Ramos emocionou o público de Caminho das Índias
Cena que reuniu Laura Cardoso, Lima Duarte e Tony Ramos emocionou o público de Caminho das Índias

É de Laura Cardoso como Laksmi uma das cenas mais emocionantes de Caminho das Índias. Atormentada com o segredo que guarda desde a juventude, ela revela que o pai do filho dela, Opash (Tony Ramos), é Shankar (Lima Duarte). De castas diferentes e rivais, os dois acabam se reconciliando numa bonita cena. Como de costume, o show de Laura não foi só nessa cena. Sempre que ela se encontrava com Lima na novela era incrível.

Mulheres de areia (1993)

Laura Cardoso como Isaura no remake de Mulheres de Areia
Laura Cardoso como Isaura no remake de Mulheres de Areia

A ambiciosa Isaura, mãe das gêmeas Ruth e Raquel, defendidas por Glória Pires. Isaura era rabugenta e uma das únicas defensoras de Raquel (a gêmea má) nas atitudes que ela tomava para subir de vida. Deixar a vila de pescadores era o principal objetivo de mãe e filha. Era tocante ver como Laura Cardoso humanizou Isaura e deu a ela um ar de sofrimento que não estava presente nas descrições da personagem. Atriz de sutilezas é assim mesmo!

Brilhante (1981)
A Alda de Brilhante foi um dos primeiros sucessos de Laura Cardoso na Globo. A mãe da protagonista Luiza (Vera Fisher) era leve e tinha no marido Hernani (Rodolfo Mayer) e nos filhos Luiza, Galeno (Sérgio Mamberti) e Virgínia (Joana Fomm) a razão de viver.