Atriz Fernanda Montenegro
fernanda1 Sesc/Divulgação. Fernanda Montenegro faz 90 anos neste dia 16 de outubro Atriz Fernanda Montenegro

Atriz Fernanda Montenegro faz 90 anos

Publicado em Novela

Nos 90 anos de Fernanda Montenegro, o Próximo Capítulo presta uma homenagem à atriz.

Fernanda Montenegro completa 90 anos nesta quarta-feira (16/10). É possível que, para cada brasileiro, haja uma Fernanda Montenegro: a atriz brilhante dos palcos, a mulher que faz vilãs nas novelas, a brasileira indicada ao Oscar… várias são as facetas de Fernanda, para mim um ícone da nossa dramaturgia. Talvez o maior deles ainda vivo.

Lembro-me da primeira vez que me encantei com Fernanda em cena. Ainda criança, me divertia com ela e Paulo Autran em Guerra dos sexos. Não prestava tanta atenção aos diálogos de Silvio de Abreu, mas dois momentos de Fernanda marcaram minha memória, noveleira desde sempre: a guerra de comida à mesa com Paulo Autran e a cena em que a personagem dela, (Charlô), agradece a parceria de Roberta, vivida por Glória Menezes ー visivelmente emocionadas, as duas atrizes deram um show de improviso!

Depois foram vários momentos em que aprendi, com deleite, que estava diante de uma grande atriz. Uma profissional capaz de me fazer rir com a Leonarda de Cambalacho ou com a Quitéria de Incidente em Antares e de me emocionar com vó Manuela de Riacho doce. Ou de fazer as duas coisas ao mesmo tempo, caso da dona Picucha de Doce de mãe, papel que rendeu o Emmy à atriz. Até quando fez piada de si mesmo, como na subestimada As filhas da mãe, Fernanda foi bem como uma figurinista que esnobava o Oscar porque já tinha muitas estatuetas em casa.

Fernanda Montenegro com o Emmy, ganho por Doce de mãe

Também lembro-me das vezes que vi Fernanda no palco, gigante em Dias felizes (ao lado do marido, Fernando Torres), em Gilda ou em The flash and crash days. Como jornalista entrevistei Fernanda Montenegro uma vez, ainda estagiário. Ela estava na cidade com Alta sociedade e o doido do editor me destacou para um encontro com ela no hotel. Logo eu, um aprendiz, diante de uma consagrada atriz. Nervoso, estava frente a frente com um ícone que fez questão de não se comportar como tal. Maternal, Fernanda tratou de me acalmar antes do bate papo propriamente dito.

Maternal, estrela internacional, vilã sofisticada, trambiqueira de mão cheia ー Fernanda Montenegro completa 90 anos com a força de muito mais de 90 mulheres. Que nossa maior atriz viva pelo menos mais um século!