Ronan Horta Crédito: Instagram/Reprodução

Ator de Malhação ministra palestra ‘Ator empreendedor’ na próxima semana em Brasília

Publicado em Entrevista, Novela

Ronan Horta está entre os convidados do curso da Oficina de Atores Brasil. Ele fará a palestra “Ator empreendedor” em 31 de maio em Brasília

A trajetória no mundo cênico levou Ronan Horta a compartilhar a experiência como ator de outra forma. Bastante estudioso, o mineiro passou a dar aulas e ministrar palestras com o tema “Ator empreendedor”, com o objetivo de mostrar que, assim como outras profissões, o ofício demanda muito mais do que saber atuar. Essa temática será compartilhada por Ronan Horta em palestra promovida pelo curso Oficina de Atores Brasil, em 31 de maio, às 19h30, no Auditório da Faculdade Upis (Asa Sul).

“Eu sempre fui um estudioso da arte, quando morava em Belo Horizonte e me formei em teatro, continuei ampliando fazendo cursos de aperfeiçoamento e um deles foi uma oficina com o Leo Nikleves que é dono do projeto Novos Atores, vim pro Rio (de Janeiro), continuei estudando muito, fiz várias oficinas e cursos. Minha carreira começou a progredir, passei a dar aulas e palestras sobre “O ator empreendedor” em outros estados e o próprio Leo me convidou pra dar essa oficina em Brasília junto a Bárbara Zorzo Mandarino, que é quem administra a escola”, explica.

A função de Ronan é dividir a experiência de um ator que passou por grandes produções e ainda, claro, a especialização dele voltada ao empreendedorismo na área. “Vamos falar sobre o ator empreendedor, como ingressar e se manter no mercado, de forma independente das grandes emissoras, como o ator pode se produzir, criar e desenvolver projetos. Sempre buscamos novos caminhos para quem realmente quer viver de arte, além dessa palestra sobre empreendedorismo na carreira vamos fazer aulas práticas para amplificar a performance perante a desafios seja de um teste ou um trabalho complexo”, adianta.

Oficina de Atores Brasil – Ator empreendedor
Auditório da Faculdade Upis (Campus I — Asa Sul). Em 31 de maio (sexta-feira), às 19h30. Com o ator e diretor Ronan Horta. Informações em www.oficinadeatoresbrasilia.com.br e pelo telefone 3037-3488. Inscrições em Hering Kids (Loja Boulevard Shopping e Terraço Shopping); e PUC (Loja Shopping Iguatemi e ParkShopping).

Carreira de Ronan Horta

Crédito: Thiago Prado Neri/Divulgação. Ronan Horta em trabalho na Globo em 2010

Atualmente, Ronan Horta está no ar na novela Malhação — Toda forma de amar. Ele interpreta o Cabo Goés. A participação na trama aconteceu graças a proximidade com o diretor artístico da novela Adriano Melo. “Sou muito fã da trajetória do Adriano Melo, que começou como fiscal de figuração, foi ator e hoje é diretor artístico da novela. Quando eu vi que ele estava dirigindo, entrei em contato e me disponibilizei pra fazer parte do time. Ele também acompanha minha trajetória e conhece meu trabalho. Passado alguns meses recebi o convite da produtora de elenco, fiquei muito feliz de poder somar com o sucesso da nova Malhação, uma honra fazer parte dessa história”, revela.

Para viver o personagem, ele conta que fez um curso de dublê, luta e manuseio de armas cenográficas e também mergulho no momento atual do país. “Estudei sobre milícia, sobre tudo que estava acontecendo e acontece no Rio de Janeiro em torno dessa realidade diária. O personagem é misterioso até pra mim, mas a minha opinião é que ele não é tão mau quanto pensam, pode acabar surpreendendo”, afirma.

Três perguntas // Ronan Horta

Para você, qual é a importância de compartilhar com futuros artistas a sua experiência?
Pra mim é um compromisso com os jovens artistas de dividir e compartilhar conhecimento e experiências, a informação e consciência é uma boa parte da trajetória de qualquer carreira. Para o artista não é diferente, um ator antenado, engajado e bem informado já está na frente do ator que só é talentoso ou estuda as mesmas coisas que todos estudam. A arte é um exercício diário e é amplo. A diferença está em quem está melhor preparado para um todo.

Malhação é uma novela que dá oportunidade de atores novatos atuarem lado a lado com veteranos. Como é essa convivência para você?
Eu estou no meio desse time, entre os novos e os veteranos, é sempre bom fazer parte dessa mistura, ver a juventude com os olhos brilhando, cheios de energia e aprender com os veteranos com a calma e o resultado em cena.

Você tem outros projetos em vista?
Atualmente estou dirigindo um documentário sobre sustentabilidade e conscientização que se chama Aquele abraço. Trata-se de um movimento organizado pela Route Brasil, grupo de limpeza de praias e oceanos, da qual sou embaixador. Vamos reunir 18 mil pessoas em 8 de junho, dia do oceano, nas praias da Barra até o Recreio dos Bandeirantes, vamos fazer a maior ação de limpeza de praia do mundo e o maior número de pessoas de mão dadas de frente pro mar, em forma de manifesto para chamar a atenção das pessoas quanto ao uso abusivo de plásticos e lixos depositados de forma equivocada. Esse impacto está afetando muito mais que as pessoas imaginam. Também estou lançando meu filme Realidade frenética nos festivais brasileiros e mundias, filme que fiz a direção e produção executiva. Tenho gostado muito de dirigir e produzir meus próprios projetos, além do prazer de dividir com o mundo algo de sua criação. Acho que a cada processo você se torna um artista melhor para os próximos desafios todo processo é uma nova faculdade.