masterchef961 Crédito: Band/Divulgação

Após uma semana sem exibição inédita, Masterchef retorna com prova eliminatória complexa

Publicado em Reality show

Saiba quem foi eliminado na programa deste domingo (9/6) do Masterchef Brasil

Depois de um domingo sem exibição de episódio inédito por conta da transmissão dos jogos da NBA, o reality show Masterchef Brasil voltou à programação da Band. E o retorno foi com um episódio de tirar o fôlego, com direito a muito choro e bagunça dentro da cozinha do programa comandado por Ana Paula Padrão.

O episódio começou com a prova da caixa misteriosa — tão temida pelos participantes e tão adorada pelos fãs do programa. Com ingredientes do litoral brasileiro, a caixa tinha frutos do mar, como sururu, cavaquinha e siri mole, e tantos outros clássicos da culinária do Brasil, como tucupi e caju.

Crédito: Band/Divulgação

Com tantos ingredientes em mãos, o maior problema dos chefs amadores foi pensar nas receitas que valorizassem a gastronomia brasileira sem pecar pelo excesso. A vitória ficou para Rodrigo que apresentou um capeletti de cavaquinha com molho de casca de cavaquinha e sururu. Junto com ele subiram ao mezanino Lorena, que fez um siri mole com purê de banana-da-terra, e Fernando, que apresentou pupunha, cavaquinha, vinagrete de feijão, farofa de sururu e tucupi.

Os piores da prova foram André, que apareceu com dois pratos e ambos ruins; Haila, que, extremamente afetada ainda com a eliminação de Helton, se enrolou e entregou um prato considerado pelos jurados “um belo nada”; e Eduardo R., que errou na escolha do molho ao misturar tucupi com outros ingredientes, mesmo após ter sido alertado por Henrique Fogaça durante o processo.

Prova de eliminação do Masterchef Brasil

Com os piores resultados na prova da caixa misteriosa, André, Haila e Eduardo R. foram com uma desvantagem para a prova de eliminação. Eles perderam preciosos minutos na prova após escolha do vencedor Rodrigo: André perdeu cinco minutos, Eduardo R., 10, e Haila, 15.

Os demais participantes Juliana, Janaína, Echaterine, Eduardo M., e Weverton tinham duas horas completas para a prova, que consistia na réplica de pratos clássicos de Erick Jacquin para um jantar romântico: salmão unilateral com aspargos e batata torneada ao molho holandês e genoise com nougatine, flor de pasta de amêndoas, creme anglaise e frutas vermelhas marinadas.

Antes da prova, todos tiveram um workshop com Erick Jacquin, o que foi fundamental, mesmo com o tanto de trapalhadas dos amadores após a aula. Praticamente todos os participantes erraram processos durante a prova. Inúmeros molhos foram coalhados e jogados fora, sem falar nas complicações para reproduzir o caramelo com amêndoas, a tal nougatine.

O único participante que parecia pleno em sua bancada era Weverton. Eduardo M. quase desistiu no meio da prova e André falou que ia entregar o que desse, ambos perderam praticamente o caramelo inteiro. Mesmo com menos tempo, Haila conseguiu se destacar ao lado de Echaterine e Weverton. Mas quem levou a vitória foi Echaterine.

Crédito: Band/Divulgação

Entre os piores sobraram Eduardo R. e André, que já haviam ido mal na prova anterior, e Janaína, figura constante nas provas de eliminação. Eduardo se salvou e a disputa ficou entre André e Janaína. O brasiliense acabou sendo escolhido para deixar o programa pelo excesso de erros nos processos em uma despedida emocionante.

Despedida essa que pode não ser tão duradoura. Afinal de contas, o Masterchef Brasil anunciou que o episódio da próxima semana será de repescagem. Os participantes já eliminados retornam para uma prova em trio e depois uma prova individual. Estarão de volta André, Helton, Carlos, Imaculada, Juliana F., Natália, Renan, Marcus e Rosana. Quem levará a melhor?