masterchef1

Agonia até o último momento marca o MasterChef deste domingo

Publicado em Reality show

Em uma prova que quase mata a gente no sofá de casa, MasterChef tem domingo tenso. E ainda teve participante botando as manguinhas de fora. Eita!

Acostumada a chorar em várias provas do MasterChef, Haila era a única a sorrir quando foi anunciada a primeira prova do episódio deste domingo (14/7). Sim! Era de confeitaria. Mas não era qualquer confeitaria.

Divididos em duas equipes, os oito amadores do MasterChef tiveram que fazer um bolo de casamento de três andares, pelo menos. Juliana parece incrédula diante da prova; Eduardo M. diz que não sabe nem por onde começar; Lorena confessa que só faz bolo de liquidificador e desdenha: “ninguém come bolo no casamento e, quando come, já está bêbado, não presta atenção”.

Os jurados Paola Carosella, Henrique Fogaça e Erick Jacquin não escondem a dificuldade do desafio. “É difícil para profissionais, imagina para vocês, que são amadores”, dispara o francês.

Para escolher as equipes, Ana Paula Padrão chama Haila e Lorena, as vencedoras das provas do episódio anterior. Lorena fica com o time vermelho e escolhe Rodrigo, Ecatherine e Juliana; Haila comanda os amarelos Helton, Eduardo M. e Eduardo R..

A apresentadora explica a prova: eles terão que fazer o bolo para 40 noivos que avaliarão a decoração e o sabor. Agora, tudo pronto para começarem a cozinhar, certo? Claro que não! Cadê a pegadinha?

Ana Paula Padrão com um sorriso de orelha a orelha trocou as capitãs de time. Dessa forma, o time vermelho tem Haila, Juliana, Rodrigo e Ecatherine e o amarelo, Lorena, Helton, Eduardo M. e Eduardo R.. Pensa na felicidade de Juliana! Do mesmo tamanho da revolta de Helton.

Como em todas as provas de equipe do MasterChef, a disputa começa no mercado — e Helton resolve pegar todas as frutas vermelhas, a pasta americana e as flores, enquanto o time de Haila fica com os morangos.

Menino mimado quando emburra, não põe sorriso no rosto e não concorda com nada que é dito para ele. Assim foi o comportamento de Helton durante toda a prova. Harmonia era palavra que não passou perto do time capitaneado por Lorena, que discutia com o Helton o tempo todo. Os dois Eduardos, mesmo discordando de muitas coisas, acatavam as decisões de Lorena e as executavam com mais leveza.

Do lado vermelho, harmonia era palavra de ordem. Mas organização, não. A impressão que se tinha é que o bolo ia atrasar mais que a noiva daquele casamento. A emoção foi até o fim quando o bolo estava torto, num cai-não-cai agoniante.

Quando provam os bolos, Erick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça não têm dúvida quanto ao sabor: o time de Haila, que apresentou um recheio de pistache e chocolate branco, é o melhor. A outra equipe optou por uma massa de chocolate mais pesada, que ficou seca.

Mas não era deles a decisão e, sim, dos 20 casais de noivos convidados. A opinião deles não era muito diferente: o time vermelho venceu a prova com bastante folga: 33 a 7!

Até a esfinge Rodrigo se emocionou com a vitória. Quem não se conformou muito foi Lorena: “Quem quer um bolo caindo no dia do casamento?”. É recalque que chama?

prova do bolo de casamento no MasterChef
Será que o bolo de casamento do time de Haila e Juliana caiu?

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef!

De volta à cozinha, Paola, Jacquin e Fogaça fizeram algumas considerações sobre a prova do bolo de casamento, definida por Ana Paula Padrão como “intensa”.

Primeiro, Paola elogiou Haila e levou a menina às lágrimas ao destacar como ela cresceu dentro do programa e dizer que vê Haila na final do reality. Depois, Jacquin, que estava adoravelmente azedo na segunda parte do programa, chamou Lorena de “péssima capitã”.

Agora, sim. Vamos à prova de eliminação, onde estão montados dois enormes aquários: um com peixes de rio e outro com espécies do mar. O desafio é fazer um prato com um dos peixes. Capitã da equipe vencedora, Haila é que decide o destino de cada um dos colegas.

Do mezanino, ela ouve Helton pedir para fazer tilápia e atende o pedido do amigo. Fofa! Depois, ela escolhe robalo (o mais conhecido e versátil das opções) para Eduardo R. Fofa! Eduardo M. ganha o misterioso carapau. E Lorena, o tucunaré, o que a leva ao desespero. Mas por que que Haila fez isso?

Foi vingança mesmo! Renascida para o jogo, Haila se vinga por não ter tido as flores na prova anterior e deixa isso claro para Lorena, falando em alto e bom som o motivo da escolha. Ainda tem o lance de Lorena ter tripudiado do bolo vencedor por causa da apresentação. Haila deixou claro que é fofa, mas não é mais trouxa.

A prova foi marcada por erros e nervosismo. Eduardo R. e Lorena travaram verdadeiras brigas com os peixes para limpá-los. Eduardo M. estava perdidinho, coitado. Helton parecia mais seguro, com a quarta moqueca que apresenta no programa.

O resultado é que, em meio a esse tanto de irregularidade, Helton se destacou sem ser brilhante. Lorena ouviu alguns elogios ao prato, especialmente ao caldo que preparou, mas derrapou no purê de batata doce roxa que acompanhava o peixe e a farofa. Na verdade, ouviu, mas não assimilou nada: continuava batendo na tecla de que o purê era necessário no prato. Lorena tem dificuldade com opiniões contrárias, não?

Eduardo R. apresentou robalo ao molho beurre blanc e ouviu algumas críticas de Jacquin e Paola, especialmente pelo excesso de sal no purê de batatas.

Mas uma hora para pensar e se decidir por um ceviche… Não me pareceu boa a estratégia adotada por Eduardo M.. Ele mesmo sabia: ou era o ceviche perfeito ou a eliminação. Como a perfeição passou longe da prova desta noite, o cantor, médico e cozinheiro amador deixou o MasterChef.

Com pinta de galã, Edu aproveitou o tema do dia e, com a ajuda de Ana Paula Padrão, pediu uma namorada. Perde o programa. Eduardo M. era leve e engraçado. O clima por lá ficou meio azedo e, pelo que vimos, só vai piorar semana que vem. A rivalidade entre Juliana e Helton estava meio adormecida, mas vai voltar com tudo. Treta requentada…