Abertura de Novo mundo simula o balanço de um navio
novo mundo Abertura de Novo mundo simula o balanço de um navio Abertura de Novo mundo simula o balanço de um navio

Confira cinco aberturas tão boas (ou melhores) que as novelas

Publicado em Novela

Aberturas nem sempre são mero detalhes em novelas. Confira alguns casos que elas deram mais o que falar do que as próprias tramas!

Novo mundo, Por amor, Brega & chique, Ti ti ti, Tieta… o que as novelas citadas têm em comum? Acertou quem disse aberturas memoráveis, seja por grafismos sofisticados, seja por polêmicas ou músicas marcantes. A lista de aberturas incríveis é muito maior que essa, eu sei. Mas então: ajuda aí e diz quais clipes teriam lugar no seu top five?

Confira cinco aberturas incríveis

Ti ti ti (1985)

Estamos falando da trama de 1985 – e não do remake de 2010. A música é a mesma, primeiro com o grupo Metrô (quer coisa mais anos 1980 que o Metrô?) e depois com Rita Lee, mas a abertura original é mais revolucionária. Ainda mais porque estamos novamente na década de 1980. A novela de 1985 também é bem melhor do que a de 2010, embora as duas tenham sido engraçadas. Apenas a rixa entre os dois costureiros soou datada no remake. Talvez o maior pecado da segunda tenha sido mais do que se inspirar, se prender na primeira. Vale para a abertura e para a novela.

Brega & chique (1987)

Esse é daqueles exemplos que a novela ficou mais falada pela abertura do que pela trama propriamente dita. Não que o texto de Cassiano Gabus Mendes (um mestre!) fosse ruim ou que as protagonistas vividas pelas damas Glória Menezes e Marília Pêra não funcionassem. Mas estamos falando de uma abertura que — ousadia das ousadias! — trazia um homem “pelado, pelado. Nu com a mão no bolso”. Era assim que, de costas, o modelo Vinicius Manne aparecia ao som de Pelado, na voz do Ultraje a rigor. Um ultraje ao bom senso, a censura federal (estamos em 1987, lembra?) determinou a inserção de uma folha de parreira no bumbum do rapaz, mas depois acabou cedendo. Clica no clipe e vê a versão que escolhemos pra você!

Tieta (1989)

Ao som de Luiz Caldas, todo dia nos lembrávamos que Tieta não era feita da costela de Adão e a equipe de efeitos visuais da Globo era de se tirar o chapéu. Até para os padrões de hoje as curvas da modelo se fundindo com os galhos e outros traços da natureza chamariam a atenção. Vale lembrar que a trama escrita por Aguinaldo Silva e estrelada por Betty Faria está sendo reprisada no Viva.

Por amor (1997)

Impossível não esboçar ao menos um sorriso ou um suspiro ao ver a abertura da trama de Manoel Carlos que está sendo exibida pela segunda vez no Viva. Fotos vindas do álbum de família de Regina e Gabriela Duarte — mãe e filha no folhetim e na vida real — se entrelaçavam ao som de MPB 4 e Quarteto em Cy. O resultado é encantador e faz parte do meu top 5 com certeza.

Novo mundo (2017)

Pensa que fazer aberturas marcantes e bem cuidadas é coisa do passado? Liga em Novo mundo, na faixa das 18h, e vê se continua pensando assim. Não, né. A música e as imagens transportam o público para o navio que trouxe a princesa Leopoldina ao Brasil para conhecer Dom Pedro. Os efeitos ainda ajudam o público a entrar no clima da ótima novela.