masterchef1

A falta de repertório é o calo dos cozinheiros deste MasterChef

Publicado em Reality show

Alerta de que os jurados do MasterChef esperam mais variedade dos participantes foi dado por Paola Carosella. Saiba quem deixou o reality no último domingo (19/5)

A atual temporada do MasterChef tem se destacado por uma seleção de participantes que fazem bem ao programa por saberem jogar e por um fato negativo: a sensação de que eles são cozinheiros de um prato só. É um prato gostoso, mas é mesmo o sempre.

O episódio do último domingo (19/5) deixou isso bem claro. Uma pena porque foi uma noite em que as provas foram bem boladas. A primeira disputa foi de empratamento. “É uma prova muito diferente”, avisa a apresentadora Ana Paula Padrão. O jurado Henrique Fogaça completa: “Esperamos comida bem apresentada e gostosa.”

A prova consistia em escolher uma receita que casasse bem com a “louça” escolhida. Claro que não eram pratos tradicionais, afinal estamos no MasterChef! Entre as opções, bambu, pedra de sal do Himalaia e três latas de sardinha.

Mas é claro que a escolha não vai ser assim tão fácil. “Vem pra cá fazer amigos”, provoca Ana Paula ao convidar Juliana para escolher as louças de todo mundo, por ter vencido a prova do programa anterior. Ana Paula explica que os jurados vão eleger o prato mais gostoso (vencedor da prova) e o que render a melhor fotografia (que terá uma vantagem na prova de eliminação).

Para si própria, Juliana escolheu uma bonita peça de coral. O brasiliense André, que vinha tropeçando na apresentação de seus pratos, ficou com uma bela folha de bananeira. Maior desafeto de Juliana na competição, Helton recebeu as latas de sardinha. Segundo os jurados, os “pratos” mais difíceis eram uma tela de pintura por ela absorver molhos e um espelho triangular.

Ao chegar ao mercado, André teve o primeiro desafio: “Não tem peixe e eu começo a me perguntar o que eu vou fazer.” Ao voltar à bancada, ele percebe que pegou poucos frutos do mar para o tamanho da folha de bananeira. A avaliação dele foi a prova de que apresentação não é mesmo o forte do representante de Brasília.

Ao apresentar frutos do mar, milho e legumes sobre a folha de bananeira, André ouviu críticas: Paola reclamou da falta de molho, Erick Jacquin apontou erros no cozimento do camarão e no uso da folha de bananeira, mas o pior veio de Fogaça. “Ando preocupado com você porque seu repertório é curto. Esse prato está confuso, parece um bufê porque os elementos não têm lógica”, dispara.

A falta de repertório também foi alvo de críticas de Fogaça ao prato de Renan e de Paola Carosella ao que foi apresentado por Eduardo R.. “Não vou nem experimentar porque conheço o gosto de aspargo que você trouxe. Vocês precisam pensar antes de correr para o mercado. São três minutos: pensa durante um e faz compras nos outros dois. É melhor do que pegar um monte de coisa desencontrada”, afirma.

O momento engraçado da prova foi quando Lorena levou vieiras sobre um tronco de árvore. Ao explicar a escolha, Lorena não teve dúvidas: “eu perguntei ao tronco o que fazer e ele disse que queria as vieiras. Mesmo sem nunca ter nem visto vieira eu fiz.” Fogaça não aguentou e levou esse diálogo adiante, quase matando de rir Ana Paula Padrão e a gente de casa.

O resultado levou André, Renan e Eduardo R. ao posto de piores da prova. Lorena, Juliana N., Rodrigo e Ecatherine levaram a melhor, sendo que foi de Lorena a vitória na prova. O prato mais “fotogênico” foi o de Ecatherine, que disse estar “feliz e com medo” por causa da “vantagem” na prova seguinte.

Saiba como foi a prova de eliminação do MasterChef!

Prova do leilão no MasterChef
Ana Paula Padrão brilha na prova do leilão do MasterChef

Chegou a hora da melhor prova do MasterChef: a do leilão! Ana Paula Padrão deita e rola e ainda prova que jornalista pode, sim, entender de contas. “Eu me transformo em dia da prova de leilão”, admite a apresentadora.

Desta vez, os lances foram dados para disputar receitas clássicas que deveriam servir como inspiração para os pratos apresentados. “Não é uma prova de repetição, é de reinterpretação”, avisa Paola.

Por terem se saído pior na primeira prova, André, Eduardo R. e Renan não puderam participar dos três primeiros leilões. Já Ecatherine podia escolher uma pessoa para dar ou tirar cinco minutos. Boa moça, ela deu cinco minutos para Weverton.

Para desespero de André, os primeiros lances foram dados por uma moqueca, que acabou com Helton. Mas a briga foi boa e o menino acabou perdendo muito tempo, pagando 44 minutos. André só foi arrematar um prato em um dos últimos lances. Faltavam ele, Fernando e Renan e ninguém deu nem um lance pelo apfelstrudel. André acabou se rendendo e levando o doce pelo tempo mínimo de 3 minutos.

Os outros pratos foram: pavlova (Eduardo M.), tornedor rossini (Weverton), moussaka (Janaína), sukiyak (Eduardo R.), polpettone com fettucine (Haila), bacalhau a lagareiro (Fernando) e charutinho de folha de uva (Renan).

Para os jurados, quem fez a pior escolha foi Eduardo M., pois pavlova é uma receita com muitos segredos. Talvez a maior surpresa da prova para André tenha vindo do mezanino. Isso porque ele recebeu dicas justamente de Juliana N., que, no episódio deste domingo, estava bem “Juzinha paz e amor”.

Se o MasterChef fosse um concurso público, a banca teria problemas para fugir dos pedidos de impugnação, pois vários cozinheiros fizeram, na verdade, uma reprodução, ousando pouco e reforçando a falta de repertório apontada no início do episódio. Tanto que o vencedor foi o prato de Fernando, que não inventou nada na receita, executada à perfeição ao ponto de Fogaça dizer que era “prato de restaurante”.

A pavlova de Eduardo M. e a moqueca de Helton completaram o trio de destaques positivos. Do lado dos negativos estavam Haila, Renan e Weverton.

O eliminado da noite foi Renan, mas a bronca maior foi para Haila. “Você está brincando aqui. Isso é sério e você tem que levar na seriedade”, disse Fogaça. “Quantos anos você tem? Você é uma mulher! Honre a força dessa palavra”, completou Paola. Se a chapa de Renan queimou, a de Haila está bem quente!