Ator Fabrício Boliveira como Roberval em Segundo sol
Segundo Sol Roberval busca vingança depois de ter sido alvo de preconceito em Segundo sol Ator Fabrício Boliveira como Roberval em Segundo sol

Como os personagens movidos a preconceitos fazem bem a Segundo sol

Publicado em Novela

Autor de Segundo sol, João Emanuel Carneiro cria personagens preconceituosos para movimentar a trama

Quando bem utilizados personagens preconceituosos movimentam ー e bem ー as novelas. É o caso de Segundo sol. O autor João Emanuel Carneiro lança mão desse expediente para discutir homossexualidade, empoderamento feminino, racismo e preconceito contra as prostitutas, por exemplo.

Esta semana a policial Maura (Nanda Costa) surpreendeu o parceiro Ionan (Armando Babaioff) com a revelação de que é lésbica. “Eu gosto é de mulher”, disse Maura ao explicar a Ionan porque a esposa dele, Doralice (Roberta Rodrigues), não tem que ter ciúmes dela. Está previsto que Maura faça a mesma revelação a Doralice para que ela deixe Ionan em paz.

Um dos maiores medos de Maura na trama é que os pais dela, Agenor (Roberto Bonfim) e Nice (Kaelzy Ecard), descubram que ela é lésbica. Na família, a irmã dela, Rosa (Letícia Colin), sabe do segredo e concorda que, preconceituosos, os pais não reagiriam bem ao romance entre Maura e Selma (Carol Fazu).

Roberto Bonfim vive Agenor, um dos personagens mais preconceituosos de Segundo sol
Roberto Bonfim vive Agenor, um dos personagens mais preconceituosos de Segundo sol

Aliás, Agenor é um dos personagens mais preconceituosos de Segundo sol. Ele é contra Nice trabalhar fora e não aceita a ajuda financeira das filhas porque elas são mulheres. Recentemente, ele destruiu o sonho de Nice quando descobriu que ela estava fazendo marmitas para fora para complementar o orçamento da família. Agora, Nice conta com a ajuda das filhas e de Selma para continuar cozinhando escondida do marido e usando o nome de Rosa como codinome.

Rosa sofre preconceito em Segundo sol

O núcleo dessa família parece não ter muita sorte: os principais preconceitos de Segundo sol estão, de alguma forma, ali. Rosa trabalha como prostituta na casa comandada pela cafetina Laureta (Adriana Esteves) e namora ー pelo menos por enquanto ー Valentim (Danilo Mesquita).

Quando ela foi conhecer a família do rapaz, Ionan, que é tio dele, reconheceu a moça de uma batida policial na casa de Laureta e alertou o pai dele, Beto/Miguel (Emílio Dantas). Mas o cantor já sabia da informação e ー exemplo de civilidade ー não ligou muito para isso, alegando que o importante era a felicidade do casal de jovens. Mas Ionan não se aguentou e contou a profissão de Rosa para os pais, Dodô (José de Abreu) e Naná (Arlete Salles). Os patriarcas dos Falcão não seguraram a onda e fizeram um escândalo que poderá abalar o relacionamento de Valentim e Rosa.

Atriz Nanda Costa como Maura em Segundo sol
Maura é discriminada por ser lésbica em Segundo sol

O racismo e o preconceito social andam juntos em Segundo sol e giram em torno de Roberval (Fabrício Boliveira). O rapaz, ainda na primeira fase da novela, era revoltado por ser filho da empregada e ter que conviver com a desigualdade social, exposta na mansão onde a mãe, Zefa (Claudia Di Moura), era cozinheira e ele, motorista. Não era raro o patrão dele, Severo (Odilon Wagner) o humilhar ー até que Roberval descobriu que é filho de Severo e somiu no mundo. Ele tenta levar Zefa junto, mas ela não deixa a família de Severo.

Na segunda fase, Roberval reaparece rico e disposto a se vingar de Severo ー e de Zefa ー a todo custo. Para ele, o preconceito sofrido na juventude é responsável por muito sofrimento, que ele faz questão de devolver para o patrão.

É nessa toada que Segundo sol vai, num ritmo ágil incomum para as novelas, colocando assuntos urgentes na ordem do dia das conversas brasileiras. Além disso, os embates acabam evitando que a trama caia na armadilha do marasmo de um triângulo amoroso.