Simpósio reúne 300 pessoas para discutir equidade na primeira infância

Publicado em Sem categoria

Começou nesta quinta-feira (3) e segue até sexta-feira (4), em São Paulo, a oitava edição do Simpósio Internacional de Desenvolvimento da Primeira Infância. O evento reúne especialistas do Brasil e do exterior para discutir assuntos importantes para os primeiros seis anos de vida da população, além de desafios em termos de políticas públicas.

Neste ano, o tema norteador do simpósio é “equidade na primeira infância: os primeiros passos para um Brasil mais justo”. Cerca de 300 pessoas participam da programação presencialmente; no entanto, mais de 1.500 se inscreveram. Para incluir esses outros interessados, o NCPI organizou 80 simpósios-satélite, que transmitem a programação ao vivo em diversas cidades do Brasil e até do exterior.

Entre os palestrantes, destacam-se personalidades como David R. Williams, professor do Departamento de Saúde Pública da Universidade Harvard; a atriz Denise Fraga; o médico Drauzio Varella; Helen H. Raikes, professora catedrática da Universidade de Nebraska-Lincoln.

Flávio Moret/Divulgação

Claudia Vidigal falou na abertura do evento. Crédito: Ana Paula Lisboa/CB/D.A Presss

Na abertura do seminário, Claudia Vidigal, representante no Brasil da Fundação Bernard van Leer, destacou que as discussões iniciadas no evento não devem acabar com ele. “Uma solução só não resolverá nosso problema. Não se soluciona um problema de desigualdade tão sério quanto o nosso com soluções simplistas. Por isso, oito simpósios e muitas outras discussões”, afirmou.

Acompanhe on-line

O principal objetivo da programação é estimular reflexões sobre a importância de promover equidade de oportunidades durante a primeira infância, passo essencial para construir um país mais justo. O evento é promovido pelo Núcleo Ciência pela Infância (NCPI), e as sete edições anteriores, ocorridas em São Paulo, Recife e Fortaleza, reuniram mais de 2.400 pessoas presencialmente e atingiram 11 mil on-line.

Interessados podem acompanhar o simpósio, que ocorre na Estação Cidade de São Paulo, também pela internet, acessando ncpi.org.br/simposio-internacional. O público-alvo é formado por gestores e líderes do setor público, mas qualquer um que se interesse por primeira infância e deseja se aprofundar na temática pode participar.

Flávio Moret/Divulgação

Integrantes da mesa de abertura Crédito: Flávio Moret/Divulgação

Saiba mais

O simpósio do NCPI é promovido em parceria com as fundações Maria Cecilia Souto Vidigal e Bernard van Leer, o Insper, a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, e a Universidade Harvard, por meio do Center on the Developing Child e o David Rockefeller Center for Latin American Studies.

*A jornalista viajou a convite da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal