O pequeno Papa-Sonhos-horz

Livros infantis do alemão Michael Ende ganham novas edições para o público brasileiro

Publicado em Livros

Dois livros do renomado autor alemão Michael Ende (1929-1995), O pequeno Papa-Sonhos e Um ursinho bem velhinho, voltam ao mercado em edição da Editora Salamandra. Ende é autor do clássico A história sem fim, que ganhou várias versões em forma de filmes e séries. As obras de Ende que chegam ao mercado editorial brasileiro agora abordam, de forma lúdica e encantadora, temas relacionados a diversidade cultural, convívio familiar e vida social.

Os dois volumes se passam numa atmosfera de contos de fadas, narrativas míticas e reflexões sobre a existência. Com tradução de Cláudia Cavalcanti, as publicações de Michael Ende são indicadas para crianças a partir dos 7 anos ou menores, caso a leitura seja mediada pelos pais ou outros adultos.

 

 

Para abordar problemas de sono

O livro O pequeno Papa-Sonhos acompanha a pequena princesa Sonolinda. A garota vivia no reino de Sonolândia, onde os habitantes acreditavam que o sono está diretamente ligado à vida e à saúde das pessoas. Tudo começa quando a menina deixa de dormir devido a pesadelos recorrentes, o que se transformou em uma vergonha nacional. A situação era tão grave que a princesa ficou doente. Após consultar os principais especialistas do país, o rei, o pai de Sonolinda, parte para encontrar a cura para os pesadelos da querida filha.

Ele viajou milhas e milhas, conversou com bombeiros, feirantes, taxistas, chineses centenários, esquimós, até que conseguiu encontrar uma criatura curiosa: o Papa-Sonhos, um pequeno ser que parecia um pedacinho de lua prateado, tinha braços, pernas e cabeça parecidos com os de um ouriço ou um porco-espinho, além de ter um rosto cheio de rugas sorridentes e uma boca gigantesca que se alimentava de pesadelos. O Papa-Sonhos revelou um encantamento que a filha do rei deveria ler todas as vezes que sentisse medo antes de dormir, convidando-o a devorar seus sonhos assustadores.

 

Uma viagem pelo sentido da vida

A obra Um ursinho bem velhinho mostra a busca do ursinho de pelúcia Washable pelo sentido da vida. Após a dona dele ter crescido e deixá-lo de lado, Washable foi indagado por uma mosca sobre qual o motivo de ele existir. Não sabendo a resposta, o urso então resolve procurar e encontra alguns insetos e animais, como o camundongo, que é esperto e vive à procura de comida para alimentar sua família; uma apressada abelha conta que existe para colher mel, construir colmeia e servir ao bem-estar da coletividade; para o cisne, o sentido da vida é a beleza; o cuco avisa ao ursinho que o legal da vida é enumerar, contar tudo o que existe: árvores, folhas, pinhas, dias, horas, tudo; um bando de macacos na selva responde que o objetivo da existência é fundar alguma coisa: uma associação, um clube, um comitê, um partido, alguma comunidade para que se estabeleça uma ordem de hierarquia. “Senão vira bagunça”, diz o macaco-chefe.

Ele também encontrou os elefantes, que refletiam profundamente sobre a questão, mas que não conseguiram ajudar. Por fim, uma borboleta falou de suas diferentes fases de transformações, explicando ao ursinho que viemos ao mundo para nos aprimorarmos. Os animais não conseguiram compreender o pequeno urso, já que só conseguiam utilizar suas próprias vidas como modelo ideal para a vida dos outros. Foi então que o urso encontrou enfim o seu verdadeiro motivo de existir — (e vamos parar por aqui para não dar spoiler).

Saiba mais sobre os livros!

O pequeno Papa-Sonhos

Autor: Michel Ende

Editora: Salamandra

Páginas: 32

R$ 45

Um ursinho bem velhinho

Autor: Michel Ende

Editora: Salamandra

Páginas: 32

R$ 45