TJRS vai investigar como dois irmãos aprovados em concurso tiraram notas idênticas

Publicado em Sem categoria

Cristiane Bonfanti – Do CorreioWeb

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (TJRS) vai investigar como dois irmãos aprovados no concurso que oferece 122 vagas para o cargo de oficial de justiça conseguiram nota final idêntica e pontuações iguais nas provas de Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e Legislação.

A Comissão de Concursos do TJ começou a apuração nesta quarta-feira (12/5), após a divulgação dos resultados, a partir de denúncias de candidatos que verificaram dois sobrenomes iguais no resultado do processo seletivo. A assessoria de imprensa do TJRS confirmou que solicitou à Fundação Conesul de Desenvolvimento, organizadora do certame, os documentos para analisar se eles acertaram as mesmas questões e em que circunstâncias foram realizadas as provas.

Outra investigação
O Ministério Público (MP) de Passo Fundo investiga supostas fraudes na aplicação das provas do concurso do TJRS, realizadas no dia 18 de abril. A suspeita é que envelopes com cadernos de provas tenham sido violados na sala 210 da Universidade de Passo Fundo (UPF).

O concurso
O processo seletivo exige nível médio e oferece remuneração que varia de R$ 3.034 a R$ 3.630,93. Os aprovados receberão também gratificação por risco de vida equivalente a 35% do salário. Do total de vagas, 10% são reservadas a portadores de necessidades especiais. 

Ao todo, 78.508 pessoas se inscreveram na seleção – uma média de 643,5 candidatos por vaga. As provas foram aplicadas nos municípios de Alegrete, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Santa Maria e Santo Ângelo (RS). 

O resultado das provas objetivas pode ser conferido na página da Fundação Conesul.