Resultado da enquete sobre vagas destinadas a PNEs

Publicado em Sem categoria
Pessoal,

Começaremos a semana como resultado da enquete que foi ao ar na última quinta-feira (18/2), cuja pergunta foi “você considera justa a reserva de vagas para portadores de necessidades especiais em concursos públicos?”. Ao todo, 5.141 pessoas participaram. Muitas delas (exatamente 177 leitores, até o momento de publicação deste post) usaram nosso espaço de comentários para debater o assunto.

Do número total de participantes, 4.074 defendem a reserva de vagas para PNEs. Outras 596 afirmaram que devem existir chances destinadas para deficientes, mas com algumas ressalvas. Por fim, 471 se mostraram contra as vagas para portadores de necessidade especiais. Confira abaixo alguns comentários deixados em nosso blog:

A favor
 “Acho justo, afinal quem possui uma determinada limitação em um membro deve ter a Lei do seu lado. Tenho a visão monocular e cada tempo sinto que estou perdendo a visão do outro olho. Vocês não têm idéia do que é ser cego. Cego não é aquele que só vê o escuro, mas sim aquele que sonha um dia ser um servidor público, mesmo não sendo por mérito da Lei, mas sim por mérito de seus conhecimentos” (Pedro)

Contra
“Se o cargo não exige atribuição diferenciada, pq fazer diferenças entre PNE e o restante dos candidatos??? Os concursos são públicos, abertos à todos. Não se trata de uma entrevista em uma empresa privada cujo entrevistador seja preconceituoso. É mais uma vez o legislador rasgando a CF/88 e atentando contra o bom senso e a lógica” (Igor)

Depende
“Acho que deve haver uma reserva de vagas sim, no entanto, o percentual atualmente especulado é muito alto. Até 20% do número de vagas atrapalha, gera concorrência desleal. Além disso, sou leiga no assunto, mas acho que em Brasília bem menos do que 20% da população possui algum tipo de deficiência. O percentual deveria ser de até 5%. Temos que ter incentivos à inclusão dos portadores, mas sem prejudicar aqueles que dedicam sua vida ao estudo para passar em algum concurso” (Kely)

Confira as estatísticas:

sim       79.25% 4074 votos não       9.16% 471 votos depende       11.59% 596 votos