Marcos Santos  / USP Imagens
Marcos Santos / USP Imagens

Projeto prevê realização de concurso público para estagiários

Publicado em Sem categoria

Da Agência Senado – A contratação de estagiários para a administração pública poderá passar a ser feita por meio de concurso público. É o que prevê projeto de lei da ex-senadora Marinor Brito (PSOL-PA).

De acordo com o texto, o ingresso do estagiário na administração pública deverá ser feito com rigorosa obediência à ordem de classificação dos candidatos. O projeto (PLS 17/2011) estabelece que a medida seja adotada pela administração pública direta, autarquias e fundações do Executivo, Legislativo e Judiciário, inclusive dos estados e municípios.

A intenção da autora é evitar a indicação pessoal nos processos de escolha de estagiários. Em sua justificativa, Marinor Brito ressaltou que a impessoalidade e a publicidade estão entre os princípios constitucionais que devem ser seguidos pela administração pública em todas as atividades, o que deve incluir a seleção de estagiários.

O projeto foi aprovado na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) mas a Comissão de Assuntos Sociais (CAS) recomendou o arquivamento. A matéria seguiu para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ), onde receberá decisão terminativa.

Dê sua opinião sobre a proposta: http://bit.ly/PLS17-2011.

Todas as propostas que tramitam no Senado Federal estão abertas à consulta pública por meio do portal e-Cidadania. Confira: http://www.senado.leg.br/ecidadania.

  • Jose Guilherme Pereira Leite G

    É brincadeira concurso para estagiário, em media o governo federal paga para um estagiário nível superior, 500,00 reais e mais nada é quer criar concurso para pagar esta esmola…

    • Só leio o que interessa

      Jose Guilherme Pereira Leite G (* que nome extenso) rsrsrs; você tem razão, quem é que vai querer fazer concurso para ganhar 500,00, como estagiário? Para os concursos de cargos efetivos, a pessoa estuda muito e vai ter que estudar, se esforçar para uma vaga de estágio e ganhar uma ”merreca”? Ah, tenha dó…

  • Antonio

    Acho boa a ideia. A 15 anos atrás, quando estava na graduação, fiquei algum tempo procurando estágio remunerado… Lembro que os órgãos públicos que pagavam as melhores “bolsas” (e/ou forneciam as melhores experiências pro Estagiário) nunca se conseguia vaga. Sequer aparecia a oportunidade de levar curriculum ou ser entrevistado. Era tudo preenchido nas “peixadas”, cartas marcadas… E olha que eu era cadastrado em todos esses CIEEs da vida. Só apareciam aqueles estágios particulares ruins, que pagavam miséria e exigiam 8o. semestre pra cima, e automóvel particular (no melhor exemplo de exploração do estágiário kkkk).