20190424172337891682o Promotora Neydja Maria Dias de Morais (Foto: Divulgação)

Procuradora da Fazenda lança livro com superdicas para provas e concursos públicos

Publicado em Concursos

Victória Olímpio* – Ter acesso a dicas de quem foi bem sucedido em concursos públicos é um privilégio. E quando essas dicas são de fato esquematizadas e contadas com detalhes em um livro é melhor ainda! Foi o que fez Neydja Maria Dias de Morais, no livro 140 Superdicas para provas e concursos, que, de acordo com a autora, tem como objetivo reunir uma série de informações valiosas para ajudar os concurseiros a alcançarem seus sonhos.

Morais é procuradora da Fazenda Nacional, mestre em direito e também criadora do projeto Decidi Passar, que foi criado em 2009, ela ainda orienta candidatos estudantes para OAB, concursos e carreiras jurídicas. Durante esse trajeto, ela participou diretamente na aprovação de candidatos à magistratura, Ministério Público, defensorias, procuradorias, assim como nas provas da OAB.

“A ideia do Decidi Passar nasceu da experiência em sala de aula como professora. Vi que meus alunos tinham as mesmas dificuldades que tive e eles ficavam atentos quando eu ensinava sobre como estudar. Foi então que comecei a fazer a orientação individualizada de candidatos a provas e concursos em 2009, no formato de coaching. É indescritível a sensação de participação do crescimento profissional dos meus alunos. Sinto-me sempre entusiasmada e renovada a cada posse, como se fosse um filho meu,” relata.

A autora é procuradora desde 2000 e conta que, na época em que fazia o curso de direito, tinha apenas dois caminhos: advogar ou seguir na área de concursos. “Escolhi o concurso porque só dependeria de mim mesma, da minha capacidade de enfrentar e vencer as provas. Antes fui nível médio da Justiça Federal, com ingresso em 1993.”

Para o livro ser escrito, ela afirma que não houve muita demora, pois o maior trabalho foi escolher as melhores dicas. “Reuni as dicas do projeto, que venho disseminando há cinco anos pela internet, em uma compilação das melhores informações que compõem esse livro, que visa estimular, inspirar e despertar no estudante a sua força interior para realizar seu objetivo”, destaca Neyda.

O livro conta com o prefácio da Dra. Lillian Pfleger, juíza federal e ex-aluna do projeto, que ressaltou o profissionalismo da autora: “A presente obra revela o nível de dedicação da professora Neydja ao seu propósito. Sua leitura é imprescindível para aqueles que buscam uma carreira jurídica e também concursos públicos e exames em outras áreas.”

A procuradora ainda afirma que pretende continuar com o projeto por ser uma fonte de alegria e realização pessoal. “Penso que, com a maturidade dos anos, é nossa a obrigação orientar os jovens que estão começando. Já estou escrevendo o próximo livro de maior fôlego sobre os bastidores que levam à posse em um cargo público.”

 

Confira abaixo três dicas do livro

Super dica 14
Pequenos erros na rotina de estudo poderão trazer anos de atraso… Entender e construir a formação para o cargo, com seriedade, é o caminho!

Super dica 18
Transforme seus resumos em perguntas e respostas! A fixação vai aumentar e você já vai treinando para as provas discursiva e oral.

Super dica 34
Mais vale a qualidade do aprendizado do que a quantidade de horas de estudo. Consegui o cargo de PFN estudando 3hs de segunda a sexta, incluído o sábado. Estudava no domingo só quando tinha edital importante publicado.

 

O livro foi lançado pela Fácil Editora, e pode ser encontrado pelo valor de R$ 50. 

 

00* Estagiária sob a supervisão de Lorena Pacheco