Imagem: Renato Souza/CB/D.A. Press

PRF convoca mais candidatos para etapa de heteroidentificação e publica nova data

Publicado em Concursos

O Cebraspe divulgou uma nova convocação de candidatos negros para a etapa de heteroidentificação do concurso da Polícia Roviária Federal (PRF), além de abrir mais uma data para os candidatos se apresentarem. A decisão se deu após o Ministério Público Federal (MPF) pedir a suspensão de urgência da fase e cobrar a reserva de vagas adequada aos candidatos negros. A publicação foi feita na noite de sexta-feira (19), no site do organizador.

A ação do MPF, assinada pela procuradora Eliana Pires Rocha, explicava que o percentual de pessoas chamadas inicialmente para a etapa não respeitou a previsão total de vagas instituídas. O número foi baseado no universo de 500 posições. No entanto, o governo dobrou o número de vagas, o que significa que deveria ter sido multiplicado também a reserva de oportunidades para cotistas. O MPF quer que as vagas reservadas legalmente sejam preenchidas por cotistas aprovados até que a lista se esgote.

Em resposta, o Cebraspe retificou o item do edital e informou: “Serão convocados para o procedimento de heteroidentificação todos os candidatos que se autodeclararam negros não eliminados na avaliação psicológica e não eliminados na investigação social até o momento da convocação para o referido procedimento”. Confira aqui a retificação completo do edital.

Nova data

O procedimento de heteroidentificação foi realizado no último 21 de julho, conforme já estava marcado, para todos os convocados. Entretanto, o Cebraspe informou que os novos candidatos convocados neste edital, em 19 de julho, caso não pudessem comparecer para a realização do procedimento, considerando o curto prazo de chamamento, deverão comparecer para a realização em uma nova data, marcada para o próximo domingo (28/7).

Os candidatos que eventualmente se submeterão ao procedimento em 28 de julho deverão acessar, a partir da próxima sexta-feira (26/7), o site do Cebraspe para verificar o horário e o local de realização da etapa, por meio de consulta individual, devendo, para tanto, informar os dados solicitados.

O concurso

O concurso teve 129.152 candidatos inscritos e os exames foram realizados em 3 de fevereiro, em capitais de 17 estados, os mesmos onde há oferta de vaga. Foram eles: Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Roraima, Rondônia, São Paulo e Tocantins.

Além de provas discursivas e objetivas, o certame conta ainda com exame de capacidade física, avaliação de saúde, psicológica e de títulos, e investigação social. Após, há o curso de formação profissional, considerado a segunda etapa do concurso.