Polícia Federal desbarata quadrilha que fraudava concursos no Piauí

Publicado em Sem categoria
Larissa Domingues – Do CorreioWeb

A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (14/5) mandado de busca e apreensão em Teresina, no Piauí, a fim de desarticular uma quadrilha com 17 pessoas responsáveis por fraudar concursos no estado. Entre as seleções “alvo” do grupo estavam as da Receita Federal, Cefet, Conselho Regional de Enfermagem, Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Teresina e Correios.

De acordo com informações da PF, o esquema funcionava da seguinte maneira: parte dos envolvidos se inscreviam em concursos e, no dia das provas, passavam as questões por ponto eletrônico para outros ‘companheiros’, que ficavam fora do local da avaliação. Estes, por sua vez, resolviam todos os itens e os repassavam para os “compradores do gabarito”, também via aparelhos de escuta.

As respostas das provas chegavam a custar R$ 20 mil. Entre as pessoas interrogadas pela PF estavam professores, estudantes e servidores públicos. Ainda não há informações de quantas pessoas foram beneficiadas pelo esquema. Até agora, oito integrantes do grupo foram indiciados por crimes de falsidade ideológica e documental, estelionato e formação de quadrilha.

A “Operação Savana” apreendeu documentos que instruíam as fraudes e uma motocicleta encontrada com um dos acusados, utilizada como moeda de pagamento. As ações foram feitas em conjunto com o Ministério Público Federal.

*Com informações da Agência Folha