PNEs poderão concorrer às vagas de delegado na PCPI

Publicado em Sem categoria
Mais uma vez surge a polêmica que envolve cargos de polícia e portadores de necessidades especiais (PNEs). Agora é a vez do concurso para delegado da Polícia Civil do Piauí. Até a semana passada, não existiam vagas reservadas a PNEs para essa seleção. Mas no dia 28 de agosto, o Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe), que organiza a concurso, lançou um edital acrescentando a possibilidade de portadores de deficiência concorrerem ao cargo.

Das 30 vagas oferecidas, agora três são reservadas a deficientes. O presidente da Comissão de Concursos da Nucepe, Francisco Felipe da Silva Filho, explicou à nossa equipe que a mudança no concurso foi recomendada pelo Ministério Público do estado. Segundo ele, por ser uma função que não exige apenas aptidão física, mas também intelectual e social, o cargo de delegado pode ser ocupado por um PNE.

Os candidatos portadores de deficiência realizarão as avaliações em igualdade com os demais concursandos. Após nomeação, a equipe da comissão multiprofissional vai analisar a compatibilidade do cargo com a deficiência do aprovado. O posto só será ocupado se a função de delegado não for prejudicada.

O salário inicial é de R$ 7,1 mil. As inscrições foram prorrogadas até o dia 18 de setembro e podem ser feitas no site da Nucepe.

Confira mais informações sobre este concurso no nosso site.

Vocês concordam com a abertura de chances para PNEs para cargos de Polícia? Comentem aqui!