Foto: Ministério da Saúde

Oferta de ginástica laboral pode se tornar obrigatória em órgãos públicos

Publicado em Concursos

Victória Olímpio * – Um projeto de lei (PL 3273/2019) foi criado pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) que prevê que os órgãos públicos ofereçam atividade de ginástica laboral diária para servidores, efetivos ou comissionados, empregados, empregados terceirizados e estagiários no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.

Segundo o senador que é médico e especialista em medicina do trabalho, estão crescendo as doenças exponensiais especialmente a lesão por esforço repetitivo (LER) e os distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT). A proposta visa promover a saúde dos servidores e prevenir a incidência de doenças funcionais, além de aumentar a produtividade de forma geral.

Os exercícios serão dados todos os dias durante 15 minutos, por educadores físicos. Também poderão colaborar nas atividades fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Os funcionários são livres para aderir ou não a proposta, não sendo punidos pela ausência.

A senadora Leila Barros (PSB-DF) elogiou a proposta do senador. “O senador Nelsinho Trad, médico, entende muito bem a importância da atividade física por menor que seja o período. Nesse cotidiano nosso que é bastante estressante, é importante dizer que é importante essa cultura da prática esportiva, conscientizar nossos servidores. Mesmo que sejam 15 minutos, mas parar ali para dar uma relaxada, fazer uma atividade e espairecer”.

O projeto, que tramita no Senado, já foi aprovado na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) e a proposta aguarda a escolha do relator e a votação na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ).

* Estagiária sob supervisão de Humberto Rezende

*  Com informações de Senado Federal