MPF/RJ processa presidente da Funrio por improbidade administrativa

Publicado em Sem categoria

Larissa Domingues – Do CorreioWeb

  Mais um capítulo da interminável novela sobre o concurso da Polícia Rodoviária Federal (PRF). O Ministério Público Federal no Rio de Janeiro (MPF/RJ) propôs ação civil pública por improbidade administrativa contra José Cortines Linares, o presidente da Funrio.

O MPF quer, em liminar, que todo o dinheiro arrecadado com as taxas de inscrições do processo seletivo para agente (a “bagatela” de R$ 11 milhões) seja depositado em uma conta específica para que o montante seja transferido ao Tesouro Nacional.

“A retenção indevida das taxas pela Funrio compromete gravemente o andamento do concurso, uma vez que os gastos são custeados pelo dinheiro arrecadado. A conduta do presidente da Fundação somente contribui para agravar a lesão ao patrimônio público”, diz o procurador da República Edson Abdon, que assume a autoria da ação.

“Essa conduta também impede que o concurso tenha seu regular trâmite com a contratação de novos policiais, uma vez que a PRF não tem orçamento para um contrato emergencial de outra organizadora. […] O senhor José Cortines Linares retém mais de R$ 11 milhões de forma ilícita e criminosa”, reitera Abdon.

A equipe do CorreioWeb foi questionada em relação ao prazo estipulado anteriormente, de 60 dias, para a conclusão das investigações. O tempo já expirou e os candidatos não sabem a que pé anda o processo. Tentamos esclarecer a dúvida junto ao MPF, mas ainda não obtivemos resposta.

Tentaremos entrar em contato novamente! Fiquem de olho, a qualquer momento terá uma novidade aqui para vocês!

Confira mais em:

TRF derruba decisão que deu prosseguimento ao concurso da PRFPRF entrará na Justiça para que Funrio devolva taxas de inscriçãoJustiça determina continuidade do concurso da PRF PRF acata recomendação do MPF e suspende concurso por mais 60 dias