Lei sancionada cria nova instituição de ensino e concurso com 840 oportunidades

Publicado em Sem categoria
Boas oportunidades para a área da educação. O Presidente Lula divulgou e sancionou, na última semana,  lei que cria e regulamenta uma nova instituição de ensino. A Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), que é vinculada ao Ministério da Educação, terá sede e foro na cidade de Chapecó, em Santa Catarina. O ordenamento estabeleceu a criação de 840 cargos, que devem ser preenchidos por realização de concurso publico.  

Do número total de vagas, a seleção vai oferecer 500 chances para de professor da carreira do magistério superior e 340 oportunidades para  atividades técnico-administrativas.

Há vagas em cargos de nível médio e técnico para assistente em administração, técnico de laboratório, técnico de tecnologia de informação, técnico em agropecuária, audiovisual, contabilidade, segurança do trabalho, telecomunicações, telefonia e tradutor e intérprete em linguagem de sinais.

Já para nível superior, as oportunidades são para administrador, analista de tecnologia de informação, arquiteto e urbanista, arquivista, assistente social, auditor, bibliotecário-documentalista, biólogo, contador, economista, engenheiro, jornalista, médico, médico veterinário, nutricionista, pedagogo, secretário executivo e técnico em assuntos educacionais.

A lei sancionada, de nº 12.029, prevê que “até o preenchimento de 70% dos cargos de provimento efetivo, a instituição poderá contar com a colaboração de funcionários cedidos pelos governos federal, estaduais e municipais”.

A universidade também instalará campus nas regiões Sudoeste do Paraná e Norte do Rio Grande do Sul. Os municípios de Cerro Largo (RS), Erechim (RS), Laranjeira do Sul (PR) e Realeza (PR) também receberão as instalações da UFFS.

A instituição terá os cursos de administração, agronomia, aquicultura, arquitetura e urbanismo, ciência da computação, desenvolvimento rural, enfermagem, engenharia ambiental, engenharia de alimentos e licenciaturas em filosofia, história, geografia, sociologia, pedagogia, português, espanhol e educação no campo.

De acordo com o ordenamento “A UFFS encaminhará ao Ministério da Educação proposta de estatuto para aprovação pelas instâncias competentes, no prazo de 180 dias contado da data de provimento dos cargos de Reitor e Vice-Reitor pro tempore”.