Governo do Mato Grosso cancela concurso com mais de 10 mil vagas

Publicado em Sem categoria

Parece que as confusões durante provas de concursos têm se tornado cada vez mais frequentes por todo o país. No último domingo (22/11), foi a vez da seleção do governo do Mato Grosso. A polêmica e a confusão foram tamanhas que o governo do Estado decidiu, ontem mesmo, cancelar o concurso, que oferece mais de dez mil vagas e registrou cerca de 514 mil inscrições. A seleção é organizada pela Unemat.

O principal problema foi, novamente, a falta de organização durante a aplicação das avaliações objetivas. Faltaram salas para acomodar os candidatos e houve atraso na entrega das provas. Algumas localidades nem chegaram a receber as avaliações. Além disso, em determinados lugares, os exames que deveriam ser entregues à tarde foram disponibilizados aos candidatos no período da manhã. As irregularidades aconteceram principalmente em Cuiabá, Várzea Grande e Rondonópolis.

Diversos candidatos informaram que, na terça-feira (17/11), tiveram seus locais de prova alterados para a Unirondon (Cuiabá). Porém, quando eles chegaram à universidade, não encontraram as salas para realizar os testes. Outros concorrentes afirmam que encontraram seus lugares, mas as provas não chegaram. 

As Delegacias Regionais de Polícia Civil de Várzea Grande e de Cuiabá disseram ter registrado vários boletins de ocorrência feitos por participantes que desejavam denunciar as irregularidades no concurso. Em alguns locais de prova, houve tumulto e a polícia teve de ser acionada. Provas foram recolhidas e todos os candidatos deixaram o prédio. De acordo com participantes, janelas e cadeiras foram quebradas. Na Universidade de Cuiabá (Unic) e também na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) também houve muita confusão por causa da falta de salas.

Concorrentes lotados na cidade de Várzea Grande, na Escola Sarita Baracat, informaram que até as 11h30 as provas ainda não haviam chegado. Também segundo candidatos, em outros casos, as avaliações para alguns cargos tiveram o conteúdo diferente do que estava previsto no edital.

 O concurso seria realizado em 422 instituições escolares distribuídas em 12 municípios de Mato Grosso.   De acordo com o governo do Estado, o concurso foi cancelado por problemas de logística. Uma nova data para a realização das provas deve ser definida até o início de dezembro. O governo garantiu que todos os inscritos terão seu cadastro mantido e aqueles que desejarem desistir da seleção receberão de volta o valor da taxa de inscrição.

A Seleção Estão disponíveis 16 carreiras em 33 cargos distintos. As vagas atenderão 19 órgãos e 11 núcleos sistêmicos. De acordo com informações publicadas no site do governo, a remuneração varia de R$ 465 a R$ 10.013,01.

  As oportunidades estão distribuídas em seis editais. Há chances para soldado do Corpo de Bombeiros Militar, soldado da Polícia Militar, delegado, escrivão, investigador de polícia, professor da educação básica, técnico administrativo educacional, técnico e agente da área instrumental do governo, técnico e agente de desenvolvimento econômico social, fiscal, analista e agente de defesa agropecuária e florestal; conciliador e fiscal de defesa do consumidor; analista de meio ambiente, auditor do estado, gestor governamental, perito oficial criminal e técnico em necropsia, entre outras.

São 17 cargos para nível superior, totalizando 4.386 vagas; 15 cargos para o nível médio, com 3.700 vagas e 1 para nível fundamental, com 2 mil vagas. Entre os órgãos que receberão os novos servidores, estão a Casa Civil, Secretaria de Justiça e Segurança Pública, Secretaria de Educação, Secretaria de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Cultura, Departamento Estadual de Trânsito e Procon.

Concurseiro, na sua opinião, o que deve ser feito para evitar que problemas como estes se repitam?