Audiência pública para autorização do concurso público. Imagem:Divulgação/Adapar

Governo do Paraná autoriza concurso com 80 vagas para veterinários

Publicado em Concursos
Um novo concurso público foi autorizado pelo Governo do Paraná, com o objetivo de contratar 30 médicos veterinários e 50 técnicos agrícolas para atuarem na Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).
O edital está previsto para ser publicado nos próximos dias. Atualmente, o Estado conta com 237 veterinários e 245 técnicos agrícolas. O concurso foi anunciado pelo secretário da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, durante audiência pública na Assembléia Legislativa.
 
“Eles serão contratados para auxiliar, sobretudo, no trabalho de vigilância sanitária, com vistas à conquista e manutenção do status de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação. A expectativa é que, em setembro, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento formalize essa condição e que, em maio de 2021, a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) faça o reconhecimento”. 

Requisitos

Para técnico é necessário que os candidatos possuam curso superior técnico agrícola ou em agropecuária e Registro Profissional no órgão de classe, além da Carteira Nacional de Habilitação, categoria B, em situação regular no Departamento de Trânsito (Detran).
Já para médicos veterinários é preciso possuir curso superior de graduação em medicina veterinária e Registro Profissional no órgão de classe. Os candidatos também precisam ter Carteira Nacional de Habilitação, categoria B, em situação regular no Departamento de Trânsito (Detran).

Último concurso

Em 2014, a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (Cops/UE) organizou o último concurso público da Adapar, que ofertou 200 vagas para os cargos de engenheiro agrônomo, médico veterinário, técnico de laboratório e técnico de manejo e meio ambiente. As remunerações variaram entre R$ 2.152,88 e R$ 5.382,20.
A seleção foi realizada por prova objetiva com disciplinas de língua portuguesa, informática, atualidades e conhecimentos específicos de cada cargo. os candidatos também foram avaliados por exames e avaliações médicas.