GDF empossa 205 aprovados em concurso para 14 áreas

Publicado em Sem categoria

Da Agência Brasília   Governo do Distrito Federal deu posse, na manhã de hoje, a 205 concursados de 14 áreas. A maior parte atuará na regional de Sobradinho

Mais 205 servidores da área da Saúde tomaram posse nesta terça-feira (27). A maioria deles vai trabalhar no Bloco Materno-Infantil do Hospital Regional de Sobradinho, inaugurado no final de outubro pelo governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. As contratações fazem parte da política de melhorias da atual gestão na saúde pública. De 2011 para cá, já foram nomeados cerca de 7 mil concursados.

Entre os profissionais empossados hoje estão médicos, enfermeiros, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos e técnicos em radiologia, entre outros. “Já nomeamos 11 mil servidores, mais da metade para a Saúde. Isso é parte do nosso compromisso de melhorar a atenção primária à saúde”, destacou o secretário de Administração Pública, Wilmar Lacerda. “Esse esforço continuará com a nomeação de mais 13 mil para a área nos próximos dois anos”, revelou.

A subsecretária de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Maria Natividade, representou a Secretaria de Saúde na cerimônia. Ela ressaltou a importância da Rede Cegonha, programa criado pelo governo federal para ampliar e melhorar a assistência a gestantes, recém-nascidos e crianças. “Para que possamos dar um salto de qualidade na saúde pública, também precisamos do comprometimento dos servidores, que devem prestar atendimento humanizado à população”, afirmou.

Investimentos – Desde o ano passado, o Distrito Federal conseguiu evoluir no atendimento oferecido pelo sistema público de Saúde. Não apenas na redução da carência de pessoal, mas também com investimentos na estrutura. Do início do governo até agora, foram inauguradas quatro Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), cinco Clínicas da Família, além de novos serviços e reformas nos hospitais e centros de saúde da rede.

O número de leitos de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) foi ampliado de 206 para 343. A perspectiva é de chegar a 423 ainda em dezembro deste ano. Ações como mutirões de cirurgias em diversas especialidades médicas e incentivo ao transplante de órgãos, por sua vez, possibilitaram a resolução de demandas reprimidas há anos. A meta do governo é ampliar para 100% a cobertura da atenção básica à saúde até 2014.