Funrio elimina 27 candidatos do concurso da PRF por irregularidades

Publicado em Sem categoria

Concurseiros da PRF, parece que as suspeitas de vocês sobre fraudes nas provas objetivas do concurso realmente se confirmaram. Nesta semana, recebemos diversos e-mails, telefonemas e recados a respeito de possíveis irregularidades no certame. Também nesta semana, publicamos um post que tratava da decisão do Ministério Público Federal (MPF) de não responsabilizar a Funrio com relação aos problemas ocorridos durante toda a organização da seleção.

Na ocasião, vários candidatos deixaram comentários no blog manifestando sua decepção com o parecer do MPF, fazendo, inclusive, sérias denúncias sobre a lisura do concurso. Por isso, resolvemos investigar e apurar melhor o caso.

Segundo as dicas que nos foram passadas por vocês, concurseiros, por meio do Fórum do Concursos e do blog, notamos que, de fato, existiam muitos pontos “obscuros” a serem analisados com atenção e, consequentemente, a serem esclarecidos.
Depois de assistir aos vídeos sobre as provas da PRF no Youtube  checar determinadas informações em alguns sites e junto à Funrio e à PRF, chegamos às mesmas conclusões apontadas pelos concurseiros que freqüentam o blog. Vejam só:

1.      Os primeiros colocados que fizeram as avaliações no Rio de Janeiro conseguiram notas muito acima das notas dos aprovados em outros estados;
2.      Alguns dos candidatos que obtiveram as melhores classificações realizaram as provas em salas extras, como indica o cabeçalho dos cartões de resposta;
3.      Os cartões de resposta dos melhores colocados estavam preenchidos à mão e contavam, ainda, com a marca da impressão digital desses concorrentes, fatos que não são comuns;
4.      Também reparamos, assim como os concurseiros, que dois candidatos do Rio de Janeiro que, segundo indicado, deveriam realizar os exames em São Paulo, fizeram as avaliações em Cuiabá, no Mato Grosso – como pode ser observado no cartão de resposta desses concorrentes;
5.      Além disso, percebemos que um candidato que preencheu o cartão de resposta de forma incorreta, ao invés de ser eliminado, conseguiu obter classificação em uma das primeiras posições, de acordo com o resultado provisório divulgado pela Funrio.

Por conta destas suspeitas, procuramos a Funrio, que não quis dar detalhes sobre as denúncias, apenas afirmou que estava apurando o caso. Mas, nesta quinta-feira (12/11), tivemos uma surpresa: a Funrio divulgou o resultado final da prova objetiva e nele não constavam os nomes de 27 candidatos muito bem colocados, de acordo com o resultado preliminar. Por isso, entramos novamente em contato com a Fundação.

Desta vez, a Funrio admitiu que houve irregularidades na seleção e que, por este motivo, os 27 candidatos haviam sido eliminados nesta última correção. Mas apesar disso, a organizadora afirma que não há indícios de vazamento de prova nem de gabarito e abrirá uma sindicância interna para apurar os motivos das irregularidades. O relatório desta apuração será encaminhado dentro de um prazo entre 10 e 15 dias para a Polícia Federal, segundo a Fundação.
E aí concurseiros, onde vocês acham que esta história vai parar?