¿Fizemos a redação atrás da folha de respostas da prova objetiva¿, dizem candidatos de concurso do MAPA

Publicado em Sem categoria

É, concurseiros…   Parece que vem por aí mais uma polêmica em relação a provas de concurso. Desta vez, a irregularidade aconteceu nas provas da seleção do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). O processo seletivo oferece 288 vagas, sendo 257 chances para nível médio e 31 para nível superior.   A equipe do CorreioWeb recebeu várias denúncias de candidatos reclamando das provas dissertativas. Os concorrentes nos contaram que a organizadora do concurso, a Fundação Dom Cintra, orientou os inscritos a escreverem a redação (ofício) atrás da folha de respostas da avaliação objetiva, já que não havia folha específica e separada para a realização do exame escrito.   Entramos em contato com a Fundação Dom Cintra para checar a informação, que foi prontamente confirmada pela assessoria do órgão. Sendo este o caso, pode ser que os 25.962 candidatos tenham problemas pela frente. Veja o que diz o edital de abertura do próprio concurso:

8.14. Da Prova Discursiva

8.14.1. O candidato deverá responder a questão proposta no caderno de texto definitivo da prova discursiva, utilizando caneta esferográfica de tinta indelével preta ou azul. 8.14.2. A página do texto definitivo da prova discursiva não poderá ser assinada, rubricada e/ou conter qualquer palavra e/ou marca que a identifique, sob pena de ser anulada. Assim, a detecção de qualquer marca identificadora no espaço destinado à transcrição do texto definitivo acarretará nota zero.   Para Sylvio Motta, advogado e vice-presidente da Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac), caso seja realmente possível identificar os candidatos através do espaço reservado à redação, a anulação das avaliações do certame é certa. “Isso viola as regras básicas de sigilo que devem nortear a correção das provas, o que implica na invalidação imediata de todo o processo seletivo, não há o que questionar”. Ele explica que, em todos os concursos públicos, a organizadora é obrigada a fornecer material específico para a realização da prova discursiva.   Além disso, Motta ressalta que, se for comprovada a falha de violação do sigilo, o MAPA poderá, inclusive, rescindir o contrato firmado com a Fundação Dom Cintra para a organização do concurso. “Neste caso, a Fundação terá de pagar multa rescisória e devolver a todos os candidatos o valor referente à taxa de inscrição”, completa.   Confira aqui o edital de abertura da seleção.

 Vários internautas que fizeram as provas do MAPA estão discutindo este assunto no Fórum CW. E o tema está pegando fogo! Entre e participe!

Alguns argumentam que “folha de respostas” é diferente de “página do texto definitivo da prova discursiva”,  e que por isso não há risco de os candidatos terem suas redações identificadas. Outros concorrentes, no entanto, acreditam que mesmo que a avaliação escrita tenha sido feita no verso, não há como a organizadora garantir sigilo sobre os dados dos participantes. 

  E você, o que acha disso?