CBPFOT150220070405(1) Foto: Kleber Lima/CB/D.A Press sede brb concurso

Deputados querem saber sobre continuidade de convocações do concurso do BRB

Publicado em carreira bancária, Distrito Federal

O deputado Fábio Felix enviou nesta semana requerimento ao presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para que seja solicitado, ao presidente do Banco de Brasília S.A. (BRB), informações sobre o quadro de funcionários da instituição e sobre a convocação de aprovados do último concurso público para escriturário do banco.

Segundo o distrital, o processo de expansão da instituição financeira contrasta com o déficit no quadro de empregados efetivos do BRB, “de modo a potencialmente gerar sobrecarga, adoecimento e afastamento das atividades funcionais. Haja vista a realização do Concurso Público para Provimento de Vagas e Formação de Cadastro de Reserva para o Cargo de Escriturário, constante do Edital Normativo nº 1/CP-29-BRB, de 2 de maio de 2019, e a demanda apresentada pela Comissão de Aprovados no referido concurso é que urge dirimir as questões aqui colocadas.”

Para Felix, o requerimento busca compreender se o quadro de funcionários do Banco de Brasília adequa-se ao processo de expansão do Banco, com vistas a garantir o melhor atendimento da população do Distrito Federal.

Dentre as questões levantadas pelo distrital estão: 

  • Qual o atual déficit de escriturários da instituição?
  • Qual o posicionamento do Banco a respeito da prorrogação da validade do concurso para escriturários?
  • O BRB pretende aproveitar o Cadastro Reserva de aprovados para os cargos de escriturários ao longo da implementação de sua expansão regional?
  • De que forma a recente expansão no portfólio de serviços do BRB (Bilhetagem, Microcrédito, Financiamento imobiliário) afeta a demanda pela contratação de novos funcionários?
  • O concurso vigente foi autorizado mediante o argumento de uma urgente necessidade de novas contratações. Por que motivo, após seis meses da homologação do concurso, o Banco ainda não convocou todos os escriturários aprovados dentro das vagas?
  • As duas turmas de escriturários convocados até o momento receberam treinamento virtual, demonstrando a rápida adaptação do BRB à situação de pandemia atual. Por qual motivo este modelo implementado com sucesso não gerou nova convocação de mais aprovados, sejam eles dentro das vagas ou do Cadastro Reserva?
  • Por quais motivos os excelentes resultados financeiros do BRB, nos últimos relatórios, não se traduziram em uma ampla recomposição do quadro de funcionários?

Ofício

Na mesma intenção e também após o pleito da comissão de aprovados do concurso, o deputado distrital Reginaldo Sardinha enviou ofício ao presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, na semana passada, solicitando informações sobre a continuidade do processo de convocação dos aprovados do concurso público.

Sardinha ainda quer saber com relação a suspensão do prazo de validade do concurso por força do decreto 40.572 de 28 de março deste ano, em razão do estado de calamidade pública causada pelo covid-19.

O parlamentar ainda solicita que seja agendado um encontro dele e da comissão de aprovados com a diretoria do BRB para tratar sobre o assunto.

 

O concurso

O último concurso do BRB foi lançado em maio de 2019, pelo Instituto Americano de Desenvolvimento (Iades). Foram abertas 100 vagas para escriturário, cargo de nível médio e contabilizadas 84.317 inscrições. A remuneração inicial do cargo é de R$ 3.204,26, para jornada de trabalho de 30 horas semanais.

Até o momento, o BRB fez duas convocações de candidatos aprovados deste concurso, a primeira com 20 aprovados e a segunda com 50, totalizando 70 convocações. Acompanhe aqui. 

 

*A reportagem entrou em contato com o BRB e até o momento não recebeu resposta.