Foto: Ricardo Barbosa/EM/D.A Press
20180809083250515717a Foto: Ricardo Barbosa/EM/D.A Press

Deputado de Minas Gerais propõe, de novo, troca de cartório que beneficiaria o filho concursado

Publicado em cartório

Juliana Cipriani, do Estado de Minas – Um ano após ter emenda para este fim vetada pelo Executivo, o deputado estadual Dirceu Ribeiro (Pode/MG) conseguiu emplacar, na Comissão de Administração Pública da Assembleia Legislativa do estado, um novo Frankenstein em um projeto de lei. A proposta permite permuta entre titulares de cartórios, o que beneficiaria seu próprio filho. O texto foi aprovado pelo colegiado nessa quarta-feira (8/8) e agora está pronto para votação em plenário.

O deputado vem tentando concretizar a troca de cartório para o filho José Aluísio Baião Ribeiro desde 2010. A primeira tentativa de efetivar a permuta foi feita em setembro de 2016, mas não ocorreu porque o Ministério Público conseguiu uma liminar suspendendo os efeitos da lei.

A mudança na lei que o parlamentar vem tentando emplacar permitiria ao filho trocar o cartório de Miraí, na Zona da Mata, por um em Ubá, na mesma região, bem mais lucrativo. Em 7 de setembro de 2016, foi publicado ato assinado pelo governador Fernando Pimentel acolhendo o pedido de permuta entre José Aluísio Baião Ribeiro, filho do deputado e titular do 1º Ofício de Notas de Miraí, com José Dias Nogueira, titular do 1º Ofício de Notas de Ubá, que também seria controlado politicamente pelo grupo do parlamentar.

A diferença de arrecadação dos dois é enorme. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), no segundo semestre de 2016, o cartório de Miraí teve 8.710 atos praticados e gerou uma arrecadação de R$ 173.485,34. Já o de Ubá, que o filho do deputado pretende assumir, teve 20.332 atos com uma receita de R$ 678.700,96.

O cartório de Ubá ainda é alvo de ação na Justiça. O irmão do deputado Dirceu Ribeiro, Carlos Augusto dos Santos Ribeiro era substituto da serventia até pouco tempo e foi condenado em primeira instância, em 31 de agosto de 2016, por improbidade administrativa ao lado do titular José Dias Nogueira. Os dois foram acusados pelo Ministério Público de cometer irregularidades no cartório, no recolhimento do ITBI (Imposto de Transmissão de Imóveis). A decisão do juiz Thiago Brega de Assis foi por afastar os dois do cartório e determinar o ressarcimento ao erário. Ambos recorreram e a ação ainda não foi julgada pelo Tribunal de Justiça.

Família de serventuários

Dirceu Ribeiro também é dono de um cartório de registro de imóveis em Ubá. Além dele, o irmão, Aimar dos Santos Ribeiro, é titular do 2º Tabelionato de Notas e, até a condenação de primeira instância, o irmão Carlos Augusto era substituto no 1º Ofício de Notas da cidade e conhecido em Miraí por responder de fato pela serventia. O filho José Aluísio foi o único que passou em concurso público, já que antigamente os cartórios eram preenchidos por delegação.

Questionado sobre a nova proposta em análise, Dirceu Ribeiro disse que considera a mudança constitucional e argumentou que, se os juízes, promotores e funcionários públicos podem permutar, os notários e registradores que fizeram concurso também deveriam poder também.

Na ocasião, o parlamentar reconheceu que o próprio filho seria beneficiado com a emenda, mas disse não ver problema algum. “Meu filho é filho de Deus, é concursado há mais de quatro anos, tem mestrado em registro imobiliário e não tem nada ilegal e nada imoral porque isso não aceito e não faço. Sou a favor do concursado”, disse. Dirceu Ribeiro disse ainda ter coragem de falar a verdade e que é “daqueles que defendem uma classe”.

  • Antonio Alves

    Que máfia e essa ?

  • Bruno

    É um filho da puta mesmo, não é não?! Vá tomar no seu cú, senhor Deputado!

  • cetro

    AMIGO NÃO TEM JEITO, É BOLSONARO NESSE POVO, MILITARISMO SIM…
    QUERO VER ESSES BANDIDOS LEVANDO BORRACHADA E CHOQUE ELÉTRICO….

    • Neide Lira

      Ue, mas o que esse deputado está fazendo que o seu candidato não faria. Aliás já fez e não só para os filhos rsrs nada contra sua escolha mas o comentário não teve lógica nenhuma.

    • MMartins A.

      Bolsonaro vive há décadas mamando nas tetas do Congresso e conseguiu arrumar uma vaguinha para seus filhos também. É um aproveitador também.

      • Bruno

        A mais pura verdade! Ele como Presidente, caso ganhe, não fará nada além do que já fez: NADA! É só mais um sanguessuga do dinheiro público e um monte de abestado achando que ele vai mudar alguma coisa. Está como Deputado ha 26 anos e nunca fez nada pela segurança pública, como presidente é que não fará mesmo, é sou ver as competências do Presidente e as do Congresso. O POVO É BURRO! Nunca leram um artigo da CF e ficam falando merda.

    • Marcos Aurelio

      Bostanágua é embuste.

    • Patricio

      Você é uma pessoa limitada mentalmente. Em que século você vive? O que esse sanguessuga, que está no Congresso a mais de 26 anos fez pelo Brasil, além de mamar as nossas custas?

  • MMartins A.

    O pior é que esses crápulas conseguem se eleger facilmente, pois o povo não sabe votar, ou pior, querem mamar também junto com eles.

    • Bruno

      Está cheio de pilantras e de aproveitadores. Eles compram votos de pais de família que estão vendo seus filhos passarem fome todos os dias. Não dá nem para julgar parte da população que vota nesses merdas. A solução para os políticos do Brasil, é a morte, só assim deixariam o “PODER”, dinheiro eles a têm e muito! Querem cada vez mais poder! O pior é que nem o câncer mata essas desgraças em forma de gente vestindo terno.

  • Dexter

    ESSE CARA É MAIS UMA VERGONHA PARA A NAÇÃO BRASILEIRA!

  • Ricardo 38

    que sem vergonha!