BCFF0E85-C220-413D-AE75-15CEBD9A134E Foto: Agência Brasília

Cursinhos preparatórios investem em tecnologias para aumentar desempenho de concurseiros

Publicado em Dicas de estudo

A figura do concurseiro estudando envolto apenas por livros e apostilas de papel está em extinção. Isso já era uma realidade antes da pandemia de coronavírus, agora então, com as aulas de cursinhos suspensas, cada vez mais dispositivos tecnológicos são necessários para o aprendizado, seja em vídeo aulas ou em programas que ajudam a melhorar o desempenho dos estudantes. Abaixo, alguns exemplos de preparatórios que estão investindo cada vez mais em tecnologias nesse sentido. Dá uma olhada!

 

Gran Cursos Online

O preparatório está com duas novas tecnologias: um sistema de recomendação de concursos e a implementação de legendas nas videoaulas. De acordo com Rodrigo Calado, diretor de tecnologia e vice-presidente do cursinho, são colhidos todos os metadados que o aluno deixa no sistema, as aulas que ele assiste, materiais em pdf que lê… todo o conteúdo que consome é absorvido e aí são feitas sugestões de outros concursos que o aluno pode prestar.

“Se ele por exemplo assistiu todo o conteúdo de direito administrativo, constitucional, português e outras disciplinas de uma determinada área de concurso. Em alguma medida o aluno pode achar que aquele universo de concursos para aquele conteúdo é pequeno, mas não, o Brasil é um país grande, com 5.570 municípios, diversas carreiras, e dentro deles diversos cargos, diversos órgãos e o sistema vai recomendar os concursos pra ele, priorizando editais lançados ou prestes a sair, fazendo com o aluno possa aproveitar outras oportunidades, e a depender do conteúdo que já estudou, nem precisa estudar para fazer outro concurso”.

Segundo Calado, é utilizada a mesma tecnologia do Netflix para a recomendação de séries e a mesma tecnologia de aprendizado de máquinas da Amazon para recomendação de produtos. “É o mesmo sistema, com a mesma lógica, mas envolvendo outros algoritmos, no nosso caso baseado na legenda da videoaula, no material em PDF, se ele estudar princípio da legalidade com um professor e o curso tiver a matéria com outro professor, pelo fato da legenda ser enviada ao algoritmo ele consegue entender que existe ali uma semelhança dentro do conteúdo, uma interseção aí, ele considera aquele conteúdo como estudado e até sugere o aluno a aproveitar aquele determinado curso.”

Sobre a tradução em legenda de todo o material em vídeo, Calado afirma que há algum tempo pessoas com algum nível deficiência auditiva já buscam legenda nas videoaulas do cursinho. Segundo ele, houve até um abaixo assinado sobre o assunto e eles já receberam inclusive notificações de órgãos competentes acerca disso. Agora, a novidade foi implementada. “São mais de 90 mil videoaulas legendadas, 45 mil horas de vídeo. Conseguimos isso porque utilizamos um sistema com até mais eficiência que o Youtube, com 96% de eficácia, isso é inédito aqui. Nós inclusive estamos sendo cogitados para apresentar um case para a Amazon Webservices do sistema que nós utilizamos de inteligência de artificial para fazer essas legendas, que analisa o arquivo do vídeo, escuta por meio da dicção do professor, vai aprendendo como ele fala, transcrevendo isso, tudo de forma automática por robôs. Isso atende a uma demanda de mais de 10 milhões de deficiências auditivos no Brasil”.

Para Calado, a legenda é fundamental. Todos os concursos têm vagas para pessoas com deficiência, além disso a legenda também auxilia os demais concurseiros, já que “quando você está ouvindo e lendo ao mesmo tempo você tem um estímulo a mais no cérebro, quando você força ele você tem uma possibilidade maior de retenção de conteúdo. Sem falar que isso também atende pessoas que estejam em situações com barulho, no ônibus ou metrô, por exemplo, se não tiver fone de ouvido é só ler. É a tecnologia potencializando o aprendizado”.

 

IMP Concursos

Faz dois anos que o cursinho decidiu incluir a preparação EAD no negócio, mas, segundo o preparatório, o objetivo não era ser mais um “curso online” com uma infinidade de conteúdo que mais atrapalha que ajuda o aluno. Por isso foram lançados projetos de preparação online para concursos específicos, com o IMP Planner, um sistema de gestão de aprendizagem inteligente que, com inteligência artificial, gerencia os estudos do concursando e sugere a melhor estratégia para otimizar a sua performance.

Por exemplo, em um curso online para o concurso da PCDF, o concurseiro pode ficar ansioso pela iminência do edital e se perder em quais matérias deveria focar para melhorar aquilo que ainda não consegue dominar. Uma tendência natural é o aluno dedicar tempo de estudo e exercícios nas matérias que tem mais afinidade. Deixando para trás tópicos muito importantes.

Ao iniciar o curso online + IMP Planner, a Bia, assistente virtual da plataforma, faz uma série de perguntas sobre o nível de preparação e disponibilidade de tempo do estudante. A partir desse primeiro contato, a plataforma desenvolve um plano de estudos totalmente personalizado e adaptado para a sua realidade. Respeitando o tempo disponível e seus objetivos pessoais, indicando os tópicos que se precisa priorizar e melhorar até que esteja dominando todo o conteúdo.

No curso PCDF, por exemplo, o aluno tem acesso ao curso online completo para o concurso, ou seja, videoaulas e material de apoio preparados por especialistas e, com base nas informações que o aluno forneceu, o Planner sugere um plano de estudos para que o aluno consiga vencer o edital em tempo hábil, indicando pontos a melhorar, prática de exercícios, ciclos de revisão. Na plataforma também se pode acompanhar o rendimento por relatórios, gráficos e ranking.

Atualmente, a tecnologia está disponível para os concursos da PCDF, Senado Federal, SEDF, TCDF, TJDFT, PMDF, PCPR, Banco do Brasil e outros.

 

Direção Concursos

O preparatório tem uma parceria com o QConcursos e disponibiliza aos concurseiros o PDF 2.0. Trata-se de uma plataforma com respostas para quem tem problemas em marcar o material, revisar o conteúdo, organizar os estudos, saber o que priorizar, entre outros pontos.

 

Com a tecnologia, o aluno pode marcar trechos que achar mais interessantes com diversas opções de cor. As marcações ficam salvas no seu documento. É possível ver ainda quais foram os trechos selecionados.

 

Dá para navegação por capítulo e selecionar os trechos em que possui dúvida e enviá-la diretamente para o professor. O aluno ainda consegue acompanhar a resposta do professor, além de outras dúvidas realizadas pela comunidade.

 

Há também a opção de enviar os mapas mentais e conferir os da comunidade, ter acesso simultâneo ao PDF e às videoaulas.

 

As questões são integradas e o aluno pode respondê-las, ler o comentário do professor e da comunidade de outros alunos. O sistema irá registrar o desempenho e é possível acompanhar estatísticas como percentual de rendimento, alternativas mais respondidas. Tudo junto disponível em uma única plataforma.

 

 

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