CBIFOT170620183553 Foto: AFP / CARL DE SOUZA

Assistir ou não os jogos da Copa do Mundo, concurseiro?

Publicado em Concursos

Elvis Costa* – Com o começo dos jogos da Copa do Mundo, fica difícil fugir do estado de espírito eufórico que acomete todo o país. Até quem não tem interesse por futebol acaba sendo afetado de alguma forma pelo Mundial. Enquanto existem os que tiram o mês de férias para acompanhar a competição, há aqueles que estão focados para passar em concurso público, que sabem do valor de cada minuto de estudo, mas que também gostariam de aproveitar o evento que, afinal, só acontece a cada quatro anos. Então, nós queremos saber: assistir ou não os jogos da Copa do Mundo, concurseiro?

De acordo com Deodato Neto, professor no IMP Concursos, essa é uma questão pessoal, mas ele acredita que quem está focado em conseguir uma vaga, não vai parar por causa dos jogos. “Dificilmente quem está focado nas provas vai deixar de estudar por causa da Copa, principalmente agora, que saiu o edital para a Polícia Federal com a prova marcada para agosto,” lembra o professor.

Apesar disso, é possível tirar um tempo para assistir aos jogos. Deodato explica que os candidatos não precisam estudar sem parar, “claro que a pessoa não precisa ficar frustrada e não ver nenhum jogo. Naquele momento de descanso é possível dar uma olhadinha nos jogos, principalmente do Brasil. O que não dá para fazer é curtir a Copa o mês inteiro, acompanhando todos os jogos, e deixar de estudar, pois assim o sonho vai por água abaixo”.

DFFFFF
Copa x Estudos

O concurseiro Fernando Oliveira, por exemplo, afirma que vai reservar um tempo para os jogos da Seleção Brasileira e clássicos do futebol internacional. “O tempo que eu gastar assistindo os jogos pretendo compensar nos finais de semana,” planeja. Ele é servidor público desde 2010 e está fazendo cursinho preparatório há um ano com foco na Receita Federal e no Tribunal de Contas da União (TCU). Além das aulas, ele contou que se dedica aos estudos de 3 a 4 horas por dia, sempre estudando a teoria, fazendo mapas mentais e depois exercícios.

Já Danielle Souza está estudando para o concurso da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) há cerca de 10 meses, de 4 a 5 horas diárias. Por não acompanhar futebol e pela proximidade das provas do concurso, em 15 e 16 de setembro, a estudante não vai assistir a Copa, mas talvez reserve um tempo para jogos decisivos do Brasil. “A euforia dos demais contagia, pois todos só falam nisso, por isso é difícil não dar uma olhada nos jogos.”

Com foco também na CLDF, Lucas Alexandre, não vai parar os estudos pelo futebol. “Não posso parar para assistir os jogos, meu foco agora é o concurso e devido a isso, o único jogo que eu talvez assista é a partida final da Copa, isso se o Brasil estiver disputando.” Lucas se prepara para a prova estudando de 5 a 6 horas por dia lendo textos, fazendo resumos e revisões, além de responder várias questões de concursos anteriores.

Lorena Ribeiro começou a estudar para o Ministério Público da União (MPU) em fevereiro. Diariamente pela manhã, ela frequenta cursinho preparatório; à tarde, reserva seis horas para estudar três matérias; e no domingo descansa, mas mesmo assim reserva duas horas para resolução de questões. Ela disse que a carga de estudos vai continuar a mesma, apesar dos jogos. “Eu não vou parar de estudar por causa dos jogos, nos dias dos jogos do Brasil vou assistir, mas para isso dá para organizar o tempo e estudar em um horário diferente.”

Amiga de Lorena, Thaís Fernandes, por sua vez, contou que está focada em concursos do Judiciário. A estudante se dedica à preparação de concursos há mais de um ano e está otimista com o andamento dos estudos. Ela inclusive já foi aprovada na prova do concurso do Tribunal Superior do Trabalho (TST), mas na época não foi convocada porque não ainda não tinha o Ensino Médio completo.

“Eu gosto de futebol, mas nessa Copa não estou tão disposta a assistir todos os jogos, mas quero assistir os do Brasil. Torço para que a Seleção ganhe, mas caso o título não venha, que venha algo mais importante, a nossa aprovação!”

* Estagiário sob a supervisão de Humberto Rezende