Crédito: VINICIUS CARDOSO VIEIRA/ESP. CB/D.A PRESS

Após estudos para realizar novo concurso, TJDFT decide pela não abertura da seleção

Publicado em Concursos

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDFT) informou, por meio de nota nesta segunda-feira (3/2), que até o presente momento, não há previsão para realização de um novo concurso público. De acordo com o órgão, apesar de ter realizado estudo de viabilidade financeira em 2019 para a abertura da seleção, a atual gestão optou por não fazê-lo, a fim de não comprometer o orçamento destinado pela União.

O Tribunal esclareceu também que a previsão constante na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020, referente ao provimento de 128 cargos vagos, deverá ser cumprida mediante aproveitamento de concursos realizados por outros órgãos públicos federais. “A medida visa a implementação de boas práticas de gestão, no que tange à adequada execução de recursos públicos”, informou.

No comunicado, o TJDFT informou que é inverídica a informação divulgada em alguns meios de comunicação a respeito de benefícios relativos ao oferecimento de creches onde os servidores podem deixar seus filhos enquanto trabalham e que também não realiza cursos preparatórios visando o provimento de vagas na Justiça do DF.

438 cargos vagos

Segundo informações do Portal de Transparência de novembro, o quantitativo de cargos vagos chega a 438. São 220 vagas desocupadas para analistas judiciários de diversas áreas e 218 para técnicos. Os salários para analistas e técnicos, atualmente, são de R$ 11.006 e R$ 6.708, respectivamente.

Dentre os cargos de analistas, as áreas judiciárias e de oficial de justiça avaliador federal são as que têm o maior número de postos vagos. São 70 e 98, respectivamente. Já para técnicos, a área administrativa possui o maior número, com 172 postos desocupados.

Último concurso

No último concurso, em 2015, 71.831 candidatos disputaram as 80 vagas abertas. Houve cargos em que a disputa contou com mais de mil participantes por oportunidade. Foi o caso do posto de técnico judiciário de área administrativa, cargo de maior disputa, com 46.692 inscritos para 36 vagas, ou seja, 1.334 pessoas por chance.

O órgão convocou 920 aprovados durante a validade do edital. Outros 127 foram convocados por outros órgãos de peso do Poder Judiciário, como Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), Superior Tribunal Militar (STM) e Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros.

A validade do último concurso público realizado pelo TJDFT, realizado em 2015, acabou em abril de 2018.

No último concurso, 71.831 candidatos disputaram as 80 vagas abertas. Houve cargos em que a disputa contou com mais de mil participantes por oportunidade. Foi o caso do posto de técnico judiciário de área administrativa, cargo de maior disputa, com 46.692 inscritos para 36 vagas, ou seja, 1.334 pessoas por chance.