Abin lançará edital com 80 vagas até setembro deste ano

Publicado em Sem categoria

Larissa Domingues – Do CorreioWeb

Quem aguarda o concurso da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) já deve começar a maratona de estudos. O edital da seleção, que oferecerá 80 vagas para os cargos de agente e oficial técnico, será divulgado até o início do mês de setembro deste ano. Explicamos: a portaria que autoriza o processo seletivo foi publicada no dia 3 de março de 2010, dando o prazo de seis meses para que a instituição publique o documento de abertura.

Do número total de vagas, 50 serão para o posto de oficial (nível superior em áreas específicas, que ainda serão definidas) e 30 para a função de técnico (nível médio ou nível técnico). Os aprovados deverão ser lotados na sede da Abin, que fica em Brasília, no Distrito Federal.  De acordo com o órgão, a remuneração bruta inicial é alta, com cifras que variam entre R$ 4.211,04 e R$ 10.216,12. Os valores serão válidos a partir da sanção da Lei 12.277/2010.

Uma das maiores preocupações dos aspirantes às carreiras da Abin são os testes de capacidade física – cobrados na última seleção do órgão, que ofereceu vagas para os cargos de agentes e oficiais de inteligência, diferentes dos que serão abrangidos agora. Desta vez, os candidatos ficam livres deste tipo de avaliação: haverá apenas provas objetiva e discursiva, investigação social e funcional, exames médicos e teste psicológico.

Aqueles que forem habilitados em todas as etapas avaliativas passarão ainda por curso de formação com duração de 250 horas/aula, o equivalente a cerca de dois meses. Os candidatos devem ficar atentos, pois também será obrigatório o exame toxicológico.

Alguém vai perder essa?