large Foto: Divulgação/Serpro

7 fatores que podem causar reprovação em concursos em tempos de coronavírus

Publicado em Concursos

Ficar confinado, em quarentena devido ao novo coronavírus, não é fácil. Num cenário ideal, ter tempo de sobra em casa só para estudar para concursos que, na teoria, estão em stand by, parece bom. Porém, a adaptação diante de uma realidade de pandemia mundial, nunca antes vivida, pode fazer aflorar ocasiões inesperadas e diversos sentimentos e atitudes que impedem nossa concentração e produtividade. Visando tomar consciência desses fatores, que podem causar reprovação em concursos públicos em tempos de coronavírus, e suas possíveis soluções, a psicóloga clínica Juliana Gebrim disponibilizou a seguinte lista abaixo. Aproveite!

 

  1. Infodemia – o excesso de informações a respeito da doença ou informações falsas de quem não tem propriedade na fala sobre o assunto. Solução : colocar 1 horário no dia pra atualizar informações sobre a pandemia e com fontes fidedignas. Ignore a maioria de mensagens por WhatsApp. As fontes muitas vezes não são reais e só desencadeiam pânico;
    .
  2. Não controlar o estresse dentro de casa – Solução: é preciso focar em saúde e não doença: mexer o corpo, ter um sono reparador, uma alimentação balanceada. Fazer tudo que puder para evitar o contato com o vírus. Lavar as mãos, usar máscaras, evitar contato . O foco é saúde.
    .
  3. Ansiedade pelo retorno da publicação dos editais – Solução: ter uma rotina de atividades que inclua os estudos. A rotina é um cinturão em volta do caos. Ela te protege da ansiedade e desorganização. Tente cumprir como um horário de trabalho.
    .
  4. Isolar-se afetivamente – Solução: ter pessoas que tenham empatia com você. Pessoas que nesse momento de pandemia pensem de acordo com você . Nesse momento brigas e desavenças em relação à política, saúde e estudos baixa a sua imunidade em relação ao vírus. Tem uma rede de apoio estável.
    .
  5. Não ter um sono reparador – o sono tem um papel importante para a nossa imunidade e para o momento em que estamos vivendo. Melhora o apetite, controla o nosso humor, a nossa memória e descansa para recomeçarmos o nosso dia, especialmente agora neste período de pandemia com todo mundo em casa. Solução: tenha um sono maior e de qualidade.
    .
  6. Descuidar da postura – nesse momento de pandemia estamos muito em casa e a tendência é ficarmos sentados e não termos movimentos. Solução: faça sempre alongamentos! Caso contrário a coluna pós quarentena será um grande problema.
    .
  7. Procrastinar – Solução: tenha em mente que não podemos acumular situações mal resolvidas ou abertas por muito tempo. Isso desanima e pode favorecer o aparecimento da tristeza e ansiedade pela desorganização.
    .
    .
    Solidão x solitude: é possível passar em concursos estudando sozinho durante a pandemia de coronavírus?