porcos
porcos Reprodução porcos

Porcos são salvos de incêndio e… viram linguiça servida em agradecimento aos bombeiros

Publicado em

“A mão que afaga é a mesma que apedreja”. Nunca os versos do poeta brasileiro Augusto dos Anjos estiveram tão certos quanto em um caso recente que aconteceu no condado de Wiltshire, na Inglaterra. O Corpo de Bombeiros local salvou 20 porcos de um incêndio em uma fazenda. Como agradecimento, a dona da propriedade ofereceu aos oficiais um churrasco de linguiça feito com a carne dos próprios porcos.

O incêndio aconteceu em fevereiro, quando os bombeiros conseguiram conter as chamas que atingiram 60 toneladas de feno. O “presente”, no entanto, foi oferecido nesta semana, seis meses depois de os porcos — que ainda eram filhotes à época — terem atingido a idade do abate.

porcos
Incêndio na fazenda aconteceu em fevereiro (Reprodução/Facebook)

A oferta, é claro, não agradou nem um pouco os defensores dos direitos animais. A famosa ONG Peta (Pessoas pelo tratamento ético dos animais, na sigla em inglês) avaliou que os porcos não tiveram um destino muito melhor ao serem salvos das chamas. “Nós mandaremos aos bombeiros um pacote de linguiça vegana para eles verem o que é ser, verdadeiramente, um heroi para os porcos, poupando-lhes de sofrimento”, disse à rede britânica BBC a porta-voz da entidade, Mimi Bekhechi.

A gerente da fazenda, Rachel Rivers, por sua vez, rebateu as críticas afirmando propiciar aos animais “a melhor qualidade de vida” até a hora do abate. Ainda na opinião dela, oferecer as linguiças aos bombeiros era “uma boa maneira de dizer obrigado”.

Inicialmente, o Corpo de Bombeiros agradeceu o presente, definiu as linguiças como “fantásticas” e chegou até a fazer uma postagem sobre o assunto em sua página oficial no Facebook. Depois de toda a repercussão, no entanto, eles removeram a foto e publicaram uma mensagem se desculpando: “em relação a uma recente postagem nessa página, nós reconhecemos que ela possa ter ofendido algumas pessoas. Pedimos desculpas e removemos a publicação”.