“No pasta no gain”: macarrão ajuda a emagrecer, aponta pesquisa

Publicado em

Por FERNANDO JORDÃO

Esqueça a filosofia “no pain no gain” que prega a diminuição de carboidratos na dieta. Um estudo conduzido por pesquisadores italianos (Mamma mia!) mostrou que o consumo de macarrão está associado à diminuição do Índice de Massa Corporal (IMC) e a uma Relação Cintura Quadril (RCQ) mais saudável.

Durante o estudo, os pesquisadores tiraram as medidas e analisaram os hábitos alimentares de mais de 23 mil pessoas e concluíram que as que comiam mais macarrão tendiam a ser mais magras.

Contudo, os cientistas fazem uma ressalva. A massa consumida pelos pacientes integrava uma dieta mediterrânea, caracterizada, entre outras coisas, pelo uso de azeite e vegetais. Além disso, as porções normalmente ingeridas nessa dieta são menores que as consumidas pelos americanos, por exemplo.

“O macarrão deve ser consumido moderadamente e cozido ao dente com tomate, legumes, peixe, vegetais e azeite de oliva extra virgem, mas não com carne ou gordura animais (manteiga, por exemplo), ponderou à uma publicação internacional a co-autora do estudo, Licia Iacoviello.