plástico
plástico Reprodução plástico

Cidade comemora título de ‘livre do plástico’ com banner de… plástico

Publicado em

A pequena Chepstow, no País de Gales, recebeu orgulhosa o título de ‘cidade livre do plástico’, concedido por uma organização britânica de preservação da vida marinha. O problema veio na hora de comemorar a façanha. A própria entidade — a Surfers Against Sewage (Surfistas contra os rejeitos, em tradução livre) — preparou um banner comemorativo feito de… plástico.

De acordo com o jornal britânico Metro, o vereador e ex-prefeito da cidade Armand Watts foi quem chamou a atenção para a ironia. “Se isso não for bio-degradável, claramente deve ser retirado e substituído”, afirmou.

Pelas redes sociais, a Surfers Against Sewage disse que o plástico mostrou-se mais prático que as outras alternativas. Ainda, que o banner será usado várias vezes e descartado com responsabilidade após o fim de sua vida útil.

Ao Metro, um porta-voz da entidade — que não foi identificado — detalhou que o foco da luta contra o plástico são os produtos descartáveis, como as sacolas usadas em supermercados ou outras embalagens. “É claro que nós entendemos que, às vezes, é absolutamente necessário usar plástico em alguns produtos, como nosso banner”, pontuou. “É importante, porém, que quando formos usá-lo, seja em produtos bem projetados e duráveis. Tenho certeza que vamos usar esse banner por muitos anos ainda”, acrescentou.