Brasil conquista mais um bronze… nos Jogos de Pequim

Publicado em
Rosângela Santos, atleta que compunha a equipe de revezamento em Pequim, também está na Rio 2016
Rosângela Santos, atleta que compunha a equipe de revezamento em Pequim, também está na Rio 2016

POR FERNANDO JORDÃO

Em meio às Olimpíadas do Rio de Janeiro, o Brasil acaba de faturar mais uma medalha de bronze nos Jogos de Pequim, em 2008. Nesta terça-feira (16/8), o Comitê Olímpico Internacional anunciou que uma das atletas russas que disputou o revezamento 4x100m feminino foi flagrada no exame antidoping. Com isso, a Rússia, que faturou o ouro, foi desclassificada da disputa.

Na ocasião, a equipe brasileira, composta por Rosemar Coelho Neto, Thaissa Presti, Lucimar de Moura e Rosângela Santos – esta última que, inclusive, está na Rio 2016 – terminou a prova na quarta colocação. A Bélgica, que ficou em segundo, agora receberá o ouro, enquanto a terceira colocada Nigéria herdará a prata.

O teste da russa Iulia Chermoshanskaya deu positivo para as substâncias stanozolol e turinabol, ambas anabolizantes. Por isso, o país será obrigado a devolver a medalha que ganhou oito anos atrás.

Esta é a primeira medalha olímpica do Brasil no revezamento feminino em toda a história. Com a nova conquista, a delegação brasileira chega a 16 medalhas conquistadas em Pequim, sendo três de ouro, quatro de prata e nove de bronze. Agora, os atletas que participam dos Jogos do Rio terão um desafio a mais para superar esse desempenho.